Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 17 de julho de 2015

17 de Julho (na História de Santana)



Em 2012, é inaugurada uma patrulha marítima da Polícia Federal na Companhia Docas de Santana (CDSA).


1948 – O governador do Amapá Capitão Janary Nunes recebe uma correspondência do Diretor do Departamento de Expansão Comercial do Brasil em Nova York (EUA), Sr.º José Garrido Torres, onde agradece ao executivo amapaense sobre as remessas de amostras de minério de manganês que lhe foi enviada para ser noticiada e estampada no folhetim “Expansão Brasileira nos Estados Unidos” de circulação mensal pelos EUA. 

1966 – Hospedados no staff da Vila Amazonas, representantes de uma Siderúrgica espanhola visitam as instalações do Porto de Santana e da Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI). 

1970 – Em visita ao Amapá, o ministro do Trabalho Dr.º Júlio Barata, acompanhado de uma comitiva ministerial, visita as instalações portuárias da ICOMI e a fábrica de compensados em Santana. 

1990 – O médico Antônio Luís Cardoso Neto é empossado novo secretário municipal e Saúde de Santana, substituindo a Dr.ª Kátia Coutinho. O novo titular assume o cargo com o compromisso de terminar as obras do 1º centro de saúde do município, que estava sendo erguido na Vila Daniel. 

2006 – O Prefeito de Santana, José Antônio Nogueira de Souza, assume a direção Estadual do Partido dos trabalhadores (PT) e a coordenação da campanha de reeleição do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. 

2008 – O titular da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Santana, Dr.º Paulo Celso Ramos, em visita à nova sede do Conselho Tutelar de Santana, constata que o prédio recém-inaugurado não estaria funcionando por falta de condições estruturais técnicas e administrativas. Após a visita, o promotor agenda uma reunião com o prefeito Antônio Nogueira, para discutir as medidas a serem tomadas sobre a situação. 

2012 – Garantir a segurança da navegação aquaviária em um raio de 20km da poligonal do Porto Organizado de Santana. Esta é a finalidade da Delegacia Especial de Polícia Marítima do Amapá (GEPOM), que foi inaugurada neste dia na Companhia Docas de Santana (CDSA). Instalada nas dependências da companhia, o grupo foi totalmente equipado para operar nas águas do Rio Amazonas. O GEPOM atua na promoção de ações de combate aos incidentes ocorridos nos rios da região sob a circunscrição da Superintendência da Polícia Federal no Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário