Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 8 de janeiro de 2012

A Visita Presidencial de Costa e Silva



1968. Visita do Presidente Costa e Silva (esquerda), acompanhado do Dr. Augusto Antunes, em Serra do Navio. Pode-se ver o vagão Caboose, que compõe a nova linha ferroviária da ICOMI.



Passava das 10 horas da manhã daquele dia 12 de agosto de 1968, quando uma aeronave da extinta empresa “Cruzeiro do Sul” pousou no campo de terra preta que limitava o Aeroporto de Macapá. Da aeronave desceram inúmeras pessoas que integravam uma importante comitiva em visita ilustre ao Amapá. Entre os passageiros, também vinha o esperado Presidente da República General Arthur Costa e Silva, que foi recepcionado pelo então governador do Amapá General Ivanhoé Gonçalves Martins e alguns secretários.

Na apertada agenda de compromissos pelo Território amapaense, o Chefe da Nação seguiu numa carreata por algumas ruas e avenidas da capital, onde foi aplaudido pela população que se estendia ao longo das vias que foram interditadas para sua passagem. Primeiramente participou da inauguração da Usina Térmica de Macapá, agora denominada Usina Térmica “Costa e Silva”, indo em seguida para a região do Rio Araguari, através da estrada que posteriormente se tornaria a BR-156.

Enquanto o Presidente Costa e Silva acompanhava o andamento das obras da futura hidrelétrica do Paredão, o então Ministro do Interior (que também estava na comitiva presidencial) Dr. José Costa Cavalcanti seguia com alguns assessores para a localidade de Santana, onde pôde inspecionar alguns empreendimentos existentes, como o funcionamento de um novo maquinário da fábrica de compensados da Brumasa.

Nas instalações da mineradora ICOMI, o ministro participou de um almoço com a diretoria da empresa e depois conheceu detalhes do processo de embarque do minério de manganês em um cargueiro que estava atracado naquele cais portuário.

Aproveitando as cordiais presenças no Território, a diretoria icomiana colocou em funcionamento um interessante veículo para servir de apoio em sua linha de transportes de embarque ferroviário: o Caboose seria um vagão adaptado para transportar somente pessoas do primeiro escalão da mineradora, contendo poltronas confortáveis para uma visão panorâmica da paisagem interiorana do Amapá.

A viagem inaugural desse vagão foi justamente realizada com a presença do ministro Costa Cavalcanti, que deixou o Porto de Santana às 14 horas daquele mesmo dia (12), chegando à vila de Serra do Navio por volta das 21 horas, onde ali já se encontrava o Presidente da República e sua comitiva, na qual pernoitaram após participarem de um jantar dançante organizado pela ICOMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário