Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 16 de julho de 2015

16 de Julho (na História de Santana)



Em 2011, uma mobilização popular percorreu as ruas de Santana, exigindo o afastamento do então prefeito Antônio Nogueira, acusado de irregularidades em sua administração.


1966 – Solenidade de encerramento do 1º semestre do ano letivo do recém-construído Ginásio Municipal de Santana, com a presença do Governo do Território, General Luiz Mendes, prefeito de Macapá Cabo Alfredo Oliveira, o Corpo Docente e populares. 

1988 – Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Câmara Municipal de Macapá diminui as vagas de vereadores de 15 para 13 por causa do número de eleitores da capital ser de 56 mil. O recém-criado município de Santana fica com 09 vereadores e os demais municípios com 07 vereadores. 

2007 – A Prefeitura Municipal de Santana (PMS), por meio da Procuradoria Jurídica do município, garante em audiência, medidas necessárias para o funcionamento de seu Conselho Tutelar. A audiência fez parte do procedimento adotado pela Promotoria da Infância e Juventude no mês de março do corrente ano, quando o Promotor de Justiça Dr. Paulo Celso dos Santos ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de liminar, cobrando estrutura para o funcionamento do referido Conselho.
Durante essa audiência, os procuradores jurídicos da PMS declararam que parte do que havia sido cobrado já estava sendo atendido, entre eles, o de liberar 15 litros de combustível por dia, a regularização dos pagamentos do aluguel do prédio onde funciona o Conselho e do veículo, além da ampliação do quadro de funcionários. 

2008 – O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) divulga a existência de 59.862 eleitores aptos a votarem nas eleições municipais de outubro de 2008 para a escolha de prefeito e vereadores. 

2011 – Acontece em Santana, uma mobilização popular denominada “Acorda Santana”, percorrendo diversas ruas e avenidas da cidade, com intuito de pedirem o afastamento de Antônio Nogueira da Prefeitura de Santana, sob a acusação de irregularidades administrativas. 

2014 (I) – A comissão de implantação do Campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no município de Santana, é recebida pelo prefeito Robson Rocha, secretários municipais e assessores. Eles realizam uma reunião preparatória da audiência pública a ser traçada para indicação dos novos cursos a serem ofertados no campus. Representantes de órgãos públicos, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, empresários e a comunidade do município participarão da audiência pública, marcada para o dia 29 de agosto. 

2014 (II) – Em sessão no Senado Federal, é aprovado os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio da Amazônia Legal, entre outras medidas tomadas, é prorrogada a vigência do comércio de importados de Macapá e Santana (ALCMS) até o ano de 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário