Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quarta-feira, 10 de junho de 2015

10 de Junho (na História de Santana)



Farolete situado na região de Curuá (entre o Estado do Pará e o então Território Federal do Amapá), idêntico ao existente em Santarém (PA), mantido pela ICOMI. Foto de 1963.



1958 – Inauguração dos faroletes de Santarém e Taiá (no Pará), que completariam o balizamento indispensável à utilização da entrada do Canal Norte do Rio Amazonas para grandes navios e cargueiros. 

1985 – A Prefeitura de Macapá e o Governo do Amapá assinam o convênio n.° 066/85, que visa a construção do Centro Comunitário de Igarapé do lago e os serviços de limpeza e conservação daquela vila quilombola. 

1996 – Em jogo amistoso realizado em Belém (PA), o Santana Esporte Clube derrota o time oficial do “Leão Paraense” (Remo) por 6 x 2. No “canário” estavam nesse jogo: Lennon (Regivano), Elteu (Tatá), Willian, Franco e Jairo, Mauro, Kennedy e Fábio, Leles, Maneca e Duda (Coló). 

1999 – A superintendência da Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) escreve ao Governo do Estado do Amapá, reiterando os termos da carta governamental de 10/03/1999, e acrescentando que “estando extinta a concessão, a ICOMI não pode permanecer na gestão da Estrada de Ferro do Amapá, cabendo agora ao Poder Executivo do Estado assumir os serviços”. Ver 10/03/99. 

2000 – Depois de quase quatro (04) de ausência da vida política, Geovani Borges lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Santana, tendo o médico Afonso Ramos na chapa como vice-prefeito. 

2004 – Circula a 2ª edição da revista mensal “Judoca Carcará”, produzida pelo Departamento de Esportes do Independente Esporte Clube (IEC). 

2007 – Inauguração do setor de informática da Associação dos Produtores Rurais de Santana (Aprosan), localizada no distrito da Ilha de Santana. O setor visa atender os produtores rurais e associados, melhorando o desenvolvimento organizacional das atividades da categoria. 

2009 – O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), assina convênio com 09 instituições filantrópicas (ONG’s) santanenses que desenvolvem projetos sociais no município. No total, foram liberados R$ 380,5 mil que beneficiariam 30 pessoas idosas, mais 134 pessoas com deficiência e 664 famílias carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário