Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Gestão Municipal de Judas Tadeu (1997-2000)


Prefeito Judas Tadeu Medeiros assinando convênio com o Governo do Amapá, em 1998, onde o Executivo municipal assumia os trabalhos de construção e pavimentação da Rodovia Juscelino Kubstcheck (Macapá-Fazendinha).


Eleito nas urnas com 11.823 votos durante as eleições de 1996, o ex-secretário municipal de saúde de Macapá e ex-vereador santanense, Judas Tadeu Medeiros (PSDB) teve uma disputa acirrada com o ex-prefeito Rosemiro Rocha. Na primeira semana como novo prefeito santanense, Tadeu Medeiros recebeu a visita do então governador do Amapá João Alberto Capiberibe (o mesmo que lhe deu apoio político nas eleições de 1996). Na ocasião da visita, o governador anunciou a doação de cerca de 30 toneladas de asfalto para o município de Santana, utilizado na chamada “Operação Tapa Buraco”. 

Sua administração iniciou com um trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), efetuando a limpeza urbana e desratização do município. Fez um recadastramento de servidores, como parte do programa “enxugamento” da máquina administrativa, pois, havia constatado a existência de mais de 800 comissionados no quadro, onde muitos destes sequer exerciam atividades em alguma repartição do município, ou nem tinham procedência profissional com o cargo que foi nomeado. 

Entre os convênios sociais, a Prefeitura de Santana e a multinacional Champion Celulose assinaram um termo de parceria que viabilizou a urbanização da Avenida Santana (a principal da cidade). O acordo permitiu a revitalização noturna, cultural e turística da avenida, além de melhorar as condições de tráfego. 

No setor de infraestrutura, o prefeito Tadeu Medeiros voltou-se bastante para a área de urbanização e moradia, na qual entregou para dezenas de famílias carentes, títulos de morada no conjunto “Parque das Laranjeiras” (localizado no bairro Fonte Nova) em 1998, na qual estas famílias residiam anteriormente na área portuária de Santana. Efetuou abertura de várias ruas e interligou diversas travessas, como também asfaltou várias vias da cidade. 

Na saúde implantou o Programa “Saúde na Família” (PSF) que visa levar o atendimento médico para as residências; reformou 04 postos de saúde da área urbana e construiu outras 03 unidades básicas de saúde na zona rural, como também construiu o Centro de Diagnóstico da Mulher, este inaugurado em maio de 2000. 

Na área da educação, Tadeu Medeiros implantou 04 anexos de ensino fundamental, e entregou 05 escolas primárias (sendo duas creches); distribuiu 1.600 passes estudantis e implantou o primeiro sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos de Santana (sistema pioneiro em todo Estado do Amapá). Em 28 de fevereiro de 2000, inaugurou a Biblioteca Pública Municipal, na qual os estudantes santanenses já necessitavam de uma repartição voltada para a pesquisa e acervos públicos, fato este que se prolongou por mais de uma década na sociedade local. 

Durante sua gestão, Tadeu Medeiros se envolveu em 1999 numa polêmica religiosa: por ser um católico fervoroso, autorizou a construção uma estátua dedicada à Santa Ana na entrada da cidade, como forma de homenagear o povo católico de Santana. Porém, em virtude de ter erguido essa estatua, também teve que erguer um monumento para agradar a classe evangélica da cidade, construindo uma praça pública com uma Bíblia como símbolo do povo evangélico de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário