Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 21 de dezembro de 2014

A Gestão Municipal de Antônio Nogueira (2005-2008)



Antônio Nogueira foi o primeiro prefeito genuinamente de Santana (nascido e criado na cidade).


Em janeiro de 2005, o ex-vereador santanense e então deputado federal, José Antônio Nogueira de Souza (PT) assumiria a Prefeitura de Santana, juntamente com o vice Melquizes Lima. Segundo um balanço concedido na época pela Procuradoria do município, Nogueira alegou ter recebido a administração municipal de seu antecessor “em estado mais que lamentável”, havendo sido totalizado uma dívida superior a R$ 15 milhões de reais, referentes a questões administrativas e tributárias. 

Em pouco mais de um ano e meio, Nogueira procurou amenizar a situação, atualizando alguns salários atrasados e retomando diversas obras paralisadas, entre elas, a construção de duas praças e a drenagem do Canal do Paraíso. 

Em 20 de dezembro de 2005, o prefeito Antônio Nogueira receberia a visita ilustre do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve participando da assinatura de construção do Terminal Pesqueiro do município. De acordo com o convênio firmado com o Governo Federal, no valor superior a R$ 7 milhões, a referida obra seria inicialmente construída numa área demarcada no distrito do Elesbão, no entanto, vários estudos foram refeitos e concluiu-se pela instalação do Terminal na área portuária do município, o que culminaria em outra obra pública “a longo prazo de conclusão”. 

Essa mesma gestão procurou dar atenção na área da cultura, implantando o projeto “Casa Brasil”, um tipo de centro cultural destinado a eventos e realização culturais e institucionais. No entanto o referido projeto sofreu inúmeras paralisações em virtude de terem constatado irregularidades administrativas e financeiras cometidas por parte de coordenadores regionais. 

Na educação, entregou 1.800 uniformes gratuitas para estudantes carentes, juntamente com cerca de 3.000 carteiras de passe-livre; reformou quatro escolas primárias (três na zona urbana e uma na zona rural); e construiu duas novas escolas de ensino fundamental: Benedito Cardoso (bairro Novo Horizonte) e Paraíso da Cidadania (Paraíso). 

Pela saúde pública, reformou dois postos de saúde, implantou a “Farmácia Popular” em Santana, e inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), funcionando em anexo com o Centro de Saúde Alberto Lima; também entregou uma Unidade de Saúde no loteamento Parque das Laranjeiras. 

Em termos de infraestrutura e urbanização, padronizou quatro importantes vias (ruas e avenidas) da área urbana de Santana como forma de garantir melhor sinalização vertical/horizontal e o tráfego mais seguro. Entre elas, transformando a Rua Salvador Diniz em “Via Modelo”, causando grande influência no comércio local que passaria a apostar na implantação de novos empreendimentos na referida via. Entregou ainda três praças (Ilha de Santana, Mutirão e Igarapé da Fortaleza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário