Aspecto inaugural da nova sede da escola primária da vila rural de Igarapé do lago, ocorrido em 04.03.1948.
Até o início da década de 1940,o distrito rural de Igarapé do Lago (hoje pertencente ao município de Santana) não passava de um pequeno vilarejo quilombola, onde ali residia não mais que 150 pessoas, todas remanescentes de escravos que viveram nas tais regiões, que após a abolição da escravatura (isto ocorrido em 1888), decidiram se manter fixos numa fazenda que pertencia a uma poderosa posseira da região, onde produziriam sua própria alimentação através da agricultura e da pesca artesanal.
Com a criação do (extinto) Território Federal do Amapá e sua instalação, houve grande interesse do Governo Amapaense em implantar educandários em diversas localidades espalhadas pela nova unidade federativa recém-criada.
Através do Decreto n.º 03/44, de 02 de fevereiro de 1944, o então Governador do Amapá Capitão Janary Gentil Nunes seriam criadas 06 novas escolas isoladas grupos em algumas localidades interioranas do território amapaense, entre elas, uma seria montada na vila de Igarapé do Lago.
Ainda no mês de fevereiro corrente, iniciaram-se as aulas em duas pequenas salas que foram provisoriamente montadas (de maneira rudimentar) ao lado da casa do Senhor Manoel Barreto, um dos moradores mais tradicionais daquela vila.
De acordo com registros, foram matriculados 95 alunos, sendo 51 meninos e 44 meninas. A primeira professora foi a novata Arnalda Ribeiro Pais, indicada pela Divisão de Educação do Governo do Amapá. Como forma de evitar uma sobrecarga de serviços pedagógicos, a Professora Arnalda organizou duas classes para o Ensino Primário (antiga 1ª a 4ª série), dividindo uma turma pela manhã e outra pelo horário da tarde.
As aulas se mantiveram funcionando nesse regime criado pela primeira professora até sua transferência, ocorrida em maio de 1946, quando para aquela comunidade foi enviado o professor Carlos Andrade de Lima, que logo observou a precariedade física do local onde eram realizadas as aulas e enviou inúmeras solicitações ao Poder Executivo, pedindo pela imediata construção de um prédio próprio que atendesse as necessidades educacionais daquela comunidade. Somente no final de 1947 que a Divisão de Educação do Governo do Amapá conseguiu colocar no Orçamento Anual o pedido para construção de uma sede própria para funcionar o Grupo Escolar existente na região de Igarapé do Lago.
Após um período de quase três meses para sua construção, a comunidade quilombola foi antecipadamente comunicada sobre a inauguração da escola que ocorreria ainda no primeiro semestre de 1948. A data de entrega do novo prédio foi logo marcada como momento histórico na vila: o dia seria 04 de março daquele ano (1948).
No tão esperado dia, diversas autoridades territoriais estiveram presentes na vila de Igarapé do Lago para participarem do evento. Passava das 14hs quando o Governador do Amapá Capitão Janary Nunes, acompanhado do Deputado Federal Dr. Coaracy Nunes, dos juízes Uriel de Araújo e Ribamar de Moura, do prefeito de Macapá José Serra e Silva, dos diretores de Divisão Dr.º Álvaro Simões, Dr.º Hermógenes de Lima Filho, Marcílio Viana e Demóstenes Fernandes, além de lideranças comunitárias desembarcaram da lancha “Delta” no trapiche da vila.
Na sede da nova escola discursaram do Sr.º Diretor da Divisão de Educação que logo fez uma oração alusiva ao ato, onde logo depois o governado amapaense transcorreu com a inauguração, onde convidou o Prefeito Serra e Silva para cortar a fita simbólica, sendo esta feita sob uma salva de palmas dos presentes, formalizando assim a inauguração da primeira instituição de ensino da comunidade quilombola de Igarapé do Lago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário