Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 9 de junho de 2015

09 de Junho (na História de Santana)


Área de Livre Comércio de Macapá e Santana é discutida pelo senador Randolfe Rodrigues em 09/06/2014.



1964 – O jogador Jurandir Oliveira (ex-atacante do Ypiranga Clube) ingressa na equipe do “Canário Milionário” (Santana Esporte Clube). 

1996 – O presidente do diretório municipal do PDT em Santana, Aroldo Góes, viaja para Brasília (DF), com objetivo de questionar o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), com relação às contas da Prefeitura Municipal de Santana nos anos de 1991/92. 

1998 – Uma equipe de professores, coordenada pelo pedagogo Ailson Costa de Oliveira, se reúne na Escola Estadual Augusto Antunes, para definirem uma estratégia que permita colocar em prática um projeto que pretende contar, de forma crítica, a verdadeira história do município de Santana. 

2003 – Através do Decreto Federal n.° 4.730 desta data, a empresa Silnave Navegação S/A fica autorizada a prestar serviços públicos de movimentação e embarque de mercadorias na Estação Aduaneira Interior (EADI), na cidade de Santana (AP). 

2005 – A Companhia Docas de Santana (CDSA) lança seu material de mídia para a divulgação pública do Porto de Santana. O material de mídia apresentado é composto de um (01) vídeo institucional, folders e cartazes. 

2006 – Promulgada a Lei Estadual n.° 022/05-AL desta data, que declara a Associação das Crianças “Meninos de Deus”, como entidade utilidade pública no âmbito do Estado do Amapá. A entidade funciona no bairro Daniel, em Santana. (Diário Oficial do Amapá, de 09/12/2006, edição 3414) 

2007 – Realizada a “XV Marcha Para Jesus” em Santana, uma caminhada publicada com a participação de quase 20 mil pessoas. Ao final da caminhada, ocorre o show da cantora gospel Gisele Nascimento, na Praça Cívica. 

2014 – O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se reúne com o Conselho Deliberativo do Sebrae-AP para alertar sobre a possibilidade de prorrogação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) por mais 50 anos.
O Projeto de Lei (PL) 6727/13, que trata sobre a Lei da Informática e que no parágrafo 3º contempla a prorrogação da ALCMS e de outras áreas de livre comércio, foi aprovado na Câmara Federal e devia seguir para o Senado Federal no final do mesmo mês.
O texto da Lei da Informática também contempla a prorrogação do funcionamento de cinco (05) áreas de livre comércio na região Norte até 2050. As cinco áreas são: Tabatinga (AM), Macapá e Santana (AP), Guajará-Mirim (RO), Boa Vista (RR) e Cruz do Sul (AC). O esforço será redobrado para aprovação no Senado e posterior sanção da presidência.
De acordo com o presidente do Conselho deliberativo do Sebrae, Alfeu Júnior, os empresários farão uma reunião com os demais parlamentares da bancada do Amapá para pedir apoio na aprovação do PL 6727/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário