Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 8 de junho de 2015

08 de Junho (na História de Santana)



Feirantes do "Mete a Mão" se reúnem no dia 08/06/2011, com a Prefeitura de Santana buscando acertarem transferência para novo local.



1953 (I) – Rio de Janeiro (RJ). Em reunião no Tribunal de Contas da União (TCU), é aprovado por unanimidade a concessão de construção de uma ferrovia pela Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) no Território Federal do Amapá.
Curiosamente, a ferrovia foi a única parte de todo o empreendimento da ICOMI que encontrou algum grau de resistência nas esferas governamentais brasileiras. Um conselheiro do TCU (Silvestre Péricles de Góes Monteiro) alegou – erradamente que a ferrovia em questão cruzaria terras da faixa da segurança nacional (ou seja, a menos de 100km de fronteiras internacionais), o que exigiu que a concessão fosse aprovada pela maioria dos membros do Conselho de Segurança Nacional do TCU. Porém, o conselheiro conseguiu recorrer e acabou marcando uma nova votação no TCU, esta ocorrida em 25/07/1953. 

1953 (II) – Chegam a Macapá, o Sr. Carl Swenson (presidente da empresa Foley Brothers Incorporation), acompanhado do Engenheiro-chefe Sr. Arden Morgan, para procederem aos primeiros dados técnicos para a construção da futura estrada de ferro que ligará as minas manganíferas de Serra do Navio ao porto de embarque de minérios, ora em construção na margem esquerda do Canal do Rio Amazonas. 

1996 – Belém (PA). Em jogo amistoso realizado no Estádio “Mangueirão”, o Santana Esporte Clube perde para o Tuna Luso por 1 x 0. 

1998 – Seguindo determinação da Secretaria Municipal de Obras de Santana, a empresa CNB Engenharia inicia as obras de construção do Terminal Hidroviário do município. (ver nota abaixo)
Nota – De acordo com informações publicadas na imprensa local, a obra nunca chegou a ser concluída, sendo até alvo de inúmeras investigações impetradas pelos Ministérios Público Estadual e Federal devido não haver autorizações legais para o seu prosseguimento técnico. 

2005 – A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, realiza no auditório do Fórum de Santana, uma reunião com os diretores de escolas estaduais e municipais, onde efetua a entrega de um guia escolar para identificar sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O manual é editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República e pelo Ministério da Educação. 

2011 – O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania de Santana, intermedia um termo de acordo entre a Prefeitura do Município de Santana e a Associação dos Empreendedores de Santana (AVAS), com o objetivo de garantir alocação provisória aos feirantes que ocupavam os boxes da antiga Feira do Mete-a-Mão. Participaram do processo de acordo, o promotor de Justiça Adilson Garcia do Nascimento, como intermediador, o prefeito de Santana, José Antonio Nogueira de Souza, o presidente da Câmara Municipal, Josivaldo Abrantes e, também, o presidente da AVAS, Benedito de Melo Santos. A antiga Feira do Mete-a-Mão, localizada na área portuária, vinha sendo demolida para a construção do Shopping Popular, com capacidade para 22 boxes, a serem ocupados por feirantes escolhidos por meio de licitação. Devido a uma ação da Prefeitura, os vendedores que trabalhavam no local foram retirados.
Na reunião foi decidida a construção, no pátio do antigo galpão que abrigava a Prefeitura Municipal de Santana, na área portuária, dos boxes provisórios para alocar os feirantes pertencentes à Associação. Os vendedores que ganharem a licitação irão para o shopping popular. 

2012 – Lançada a candidatura da ex-deputada federal Marcivânia Flexa (PT) à Prefeitura de Santana, com apoio do então prefeito de Santana Antônio Nogueira, em conjunto com outros cinco partidos (PTN, PTC, PMN, PSB e PCdoB). 

2014 – Agentes de fiscalização comunitária que prestam serviços de segurança na estrada de ferro para a empresa de mineração Zamin Amapá interditam o trilho do trem – no distrito do Coração, no município de Santana – devido ao atraso de dois meses de pagamento. A interdição contou com pneus que foram queimados no trilho.
São 43 agentes de fiscalização da empresa Amajadeus que presta serviço para a mineradora Zamin Amapá, que sucedeu a antiga Anglo Ferrous. Os agentes fiscalizadores exigem que seus serviços sejam respeitados e reivindicam o pagamento salarial em dia.
Segundo eles, estes serviços de fiscalização dos trilhos são prestados desde 2011, para antiga mineradora Anglo Ferrous e agora para então empresa Zamin Amapá. Segundo os agentes, os problemas de atraso de pagamento começou em dezembro de 2013, e agora eles só recebiam com dois meses de salário atrasado.

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