Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 8 de junho de 2015

07 de Junho (na História de Santana)



Padre Ângelo Biraghi em evento na Vila Amazonas, em 1964.



1959 – Em jogo-treino no Estádio Glicério Marques (Macapá), o Santana Esporte Clube vence o Combinado (Trem/Esporte Clube Macapá/Amapá Clube), ficando em 2 x 1, gols feitos por Wlademir e Pedro Bala para o “Canário”, enquanto Guilherme fez o único tento favorecendo o adversário. Na arbitragem: Emanuel Brito (juiz), auxiliado por Augusto e Favela. 

1983 – O Governo do Amapá e a Diocese de Macapá assinam o contrato n° 032/83, para fins de administração, manutenção e funcionamento da Escola Agrícola da Casa da Hospitalidade de Santana. 

1986 – Falece no Hospital São Camilo e São Luís, em Macapá, o Padre Ângelo Biraghi, aos 42 anos, vindo a ser enterrado no Cemitério Municipal de Santana. Nascido em 22/01/1925, na cidade de Concorezzo (Itália). Em 1948, recebe as vestes sacerdotais no Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME). Em 1954, é designado para o Brasil e no ano seguinte desembarca em Macapá, onde presta relevantes serviços religiosos nas cidades de Macapá e Santana, onde levanta dezenas de igrejas e paróquias, se tornando Vigário definitivo de Santana por quase 30 anos. 

1995 – Nomeado o Dr.° Saloé Ferreira da Silva para responder pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana. 

1998 – A Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI) dispensa 48 funcionários de seu quadro pessoal, já totalizando 200 trabalhadores demitidos desde a paralisação da exploração do minério de manganês em janeiro do corrente ano. 

2000 – Em sessão na Câmara de Vereadores de Santana, o vereador João Bariloche denuncia publicamente a compra de uma lancha pelo então prefeito de Santana Judas Tadeu Medeiros, na qual a embarcação não apresentava qualquer condição de uso (estava sucateada), sendo ainda adquirida pelo valor superfaturado de quase R$ 25 mil. 

2001 – Brasília (DF). O Supremo Tribunal Federal (STF) decide aumentar a área geográfica do município de Santana em pelo menos 50km², que servirá para a expansão urbana local. 

2006 – A Advocacia Geral da União (AGU) no Amapá consegue na Justiça Federal suspender o Decreto Estadual n.° 1008/06 que transferia a posse do Porto de Santana para o Estado do Amapá. O Juiz Federal da 1ª Vara Federal do Amapá, Anselmo Gonçalves da Silva, julgou inconstitucional o decreto editado pelo governador do Amapá Waldez Góes e publicado no Diário Oficial do Amapá em 07/04/2006.
A AGU sustentou que a Constituição Federal determina no artigo 21, que compete à União explorar diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os portos marítimos, fluviais e lacustres, considerando, com isso, que o patrimônio portuário de Santana pertence à União. O juiz Anselmo Gonçalves disse que o governo amapaense já havia movido outra ação com o mesmo pedido, julgada improcedente pela justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário