Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 11 de junho de 2015

11 de Junho (na História de Santana)



Influência nas políticas para as mulheres amapaenses, a ex-vereadora santanense Ester de Paula nasceu em 11/06/1969.



1964 – Em visita ao Território do Amapá, uma comissão composta de 19 Oficiais da Aeronáutica (ligados ao Programa da Comara), conhecem as instalações do Parque Industrial da ICOMI, em Santana. 

1969 – Nasce em Serra do Navio, Ester de Paula de Araújo, filha de Manoel Gonçalves de Araújo e Ester de Paula Rodrigues de Araújo (esta falecida em 06/05/15). Ester foi vereadora na 4ª legislatura municipal de Santana (janeiro de 2001 a dezembro de 2004).
Formada em Pedagogia pela Unifap, ajudou a fundar a Escola “Orvalho de Hermon”, uma ONG educacional reconhecida nacionalmente pelo próprio Ministério da Educação por desenvolver o lado perspectivo, social e cognitivo na educação infantil. Foi secretária estadual de Políticas públicas para as mulheres na 1ª gestão governamental de Waldez Góes no Estado do Amapá (de janeiro de 2003 a outubro de 2006). 

1973 – O Padre Damião Cordi (do Pime) é nomeado Encarregado da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora dos Navegantes (na Área Portuária). 

1987 – Fundada a Associação de Moradores da Vila Amazonas (Assvam), possuindo 22 artigos em seu Estatuto. 

1988 – Fundado em Santana, o “Grupo de Mães da Sagrada Família”

1989 – Iniciando o Campeonato Amapaense de Futebol daquele ano, no Estádio Augusto Antunes (em Santana), o Independente Esporte Clube vence o Guarany Clube por 3 x 1. 

1994 – Apesar do atraso na divulgação de dados da Secretaria Municipal de Saúde de Santana, mais de 10.300 crianças menores de cinco anos foram vacinadas nos 27 postos médicos espalhados pelo município, durante a campanha de multivacinação realizada neste dia (11). 

1998 – Uma comissão formada por seis (06) vereadores santanenses visita o canteiro de obras onde a Prefeitura de Santana vem construindo o novo prédio da Câmara Municipal de Santana, às proximidades da Vila Amazonas. Na ocasião, desaprovaram a construção, inclusive se negando a ocupar o prédio. Como o prédio jamais foi utilizado pelos edis, então passou a funcionar como Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Santana, desde então. 

2008 – No Palácio do Setentrião, o Governo do Amapá e a Assembleia Legislativa do Amapá (AL/AP), juntamente com a Prefeitura de Santana, assinam uma Carta de Compromisso, para a produção do filme “Tainá 3”, que seria filmado no Amapá. Além do prefeito de Santana Antônio Nogueira, o presidente da AL/AP Jorge Amanajás, o governador Waldez Góes e o produtor do filme, o cineasta Pedro Rovai, também assinaram a carta que viabiliza as condições cinematográficas do filme, que chegava em sua terceira edição. Nesta Carta, a produção teria o apoio logístico, administrativo e operacional dos órgãos estaduais e municipais do Estado do Amapá. O filme ficou orçado em R$ 8 milhões. 

2010 (I) – O governador do Amapá Pedro Paulo Dias reserva o dia para visitar a cidade de Santana e anunciar para o município os investimentos que o Governo do Estado vai injetar na cidade, para onde estão estabelecidos serviços de melhoria da malha viária e sistema de abastecimento de água. Ainda pela manhã, Pedro Paulo concede entrevistas em duas emissoras de radio locais, onde explica das obras empenhadas pelo Governo Estadual. Depois, acompanhado do prefeito Antônio Nogueira e assessores de Governo, percorre várias obras em andamento. Encerrou sua visita em reunião com vereadores na Câmara Municipal, onde tratou de questões políticas. 

2010 (II) – A Prefeitura de Santana, em conjunto com o Governo do Amapá, entrega a certificação de 120 famílias quilombolas residentes na comunidade rural de Nossa Senhora do Desterro (região do Pirativa). 

2013 – Criada pela Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) para acompanhar os desdobramentos das investigações sobre o desabamento do píer flutuante da mineradora Anglo Ferrous, no dia 28/03/13, a Comissão Parlamentar Especial da ALAP, presidida pelo deputado estadual Charles Marques, realiza uma audiência pública, para apresentar o relatório parcial sobre o caso. A audiência acontece no plenário da Câmara de Vereadores de Santana, contando com a presença da população em geral, principalmente familiares das seis (06) vítimas do acidente. 

2014 – O representante comercial Mamede Alles, do Grupo Caramuru, é recebido pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, onde debatem o interesse do grupo paranaense de se instalar no Amapá. O grupo é um dos principais empreendimentos que atuam no Brasil nos segmentos animal, industrial, produtos de consumo, commodities, biodiesel e logística, presente nos Estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.
O Grupo já dispunha de uma área na Ilha de Santana para atuar no Amapá com o processamento de soja e seus derivados. Ao saber que Governo do Estado trabalharia na implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município santanense, os investidores se interessaram em conhecer melhor esses investimentos para, também, industrializar e escoar seus produtos ao mercado internacional, por meio da área portuária de Santana e, assim, aproveitar os incentivos fiscais incluídos na referida zona especial de indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário