Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 12 de junho de 2015

12 de Junho (na História de Santana)


Governador do então Território Federal do Amapá José Lisboa Freire sendo entrevistado por Hélio Pennafort, em 1973.


1963 – A Divisão de Terras e Colonização do Governo do Amapá vem procedendo estudos de um novo loteamento na Vila Dr.° Maia, para possibilitar a construção de prédios residenciais e novos estabelecimentos comerciais naquela área. Com apoio da ICOMI, a Prefeitura de Macapá também contribui nos trabalhos de abertura de novas ruas e avenidas na Vila Maia, e demarcando áreas para a futura construção de praça de esportes, cemitério, mercado e um banheiro público. (Jornal “Amapá”, edição 1222) 

1973 – Brasília (DF). O Governador do Amapá Comandante José Lisboa Freira assina com o Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis (DNPVN), o convênio para a elaboração do anteprojeto do futuro Porto de Macapá, a ser erguido em Santana, cujas perspectivas se ampliam pelo surgimento de maiores possibilidades, no que se refere à chegada e saída de produtos, sem a necessidade de transbordo, como se vinha fazendo ate então, encarecendo os fretes e em consequência a própria mercadoria. 

1995 – O Dr.° Ricardo José Ferreira assume a titularidade como Juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Santana. 

1997 – Em assembleia geral que contou com a presença do governador João Alberto Capiberibe (PSB), é criada o “Caixa Escolar” da Escola Municipal Padre Fúlvio Giulliano, no bairro Fonte Nova. Na mesma ocasião, é eleita sua primeira diretoria. 

2008 – Brasília (DF). O Ministério das Cidades libera R$ 1,29 milhões de um total previsto de R$ 2,34 milhões para drenagem e pavimentação de ruas e avenidas do município de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário