Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 13 de junho de 2015

13 de Junho (na História de Santana)



Distrito portuário da Igarapé da Fortaleza, em Santana, criado pela Lei Municipal nº 09/89 de 13/06/1989.


1951 – Convidado pela gerência da ICOMI no Amapá, o presidente do Conselho Consultivo do Banco de Crédito da Amazônia (Basa), Dr° Firmo Dutra, percorre o canteiro de obras da mineradora em Santana. 

1958 – O navio “Alvarenga Uaçá”, de propriedade do Governo do Amapá, atraca no porto industrial da ICOMI em Santana, trazendo gêneros alimentícios para abastecer a capital amapaense e as vilas residências da ICOMI. 

1964 – O governador do Amapá General Luiz Mendes recebe em seu gabinete, uma comissão de representantes da Associação de Pastores Evangélicos do Amapá, composta de 04 membros, entre eles, o Pastor Serafim Pires de Souza, da Assembleia de Deus em Santana. Na pauta, trataram das ações realizadas pela instituição na capital e buscaram apoio do Executivo para a futura construção de sua sede pentecostal. 

1965 – Em jogo amistoso realizado no Estádio Municipal de Macapá, o Independente Esporte Clube perde para o Sete de Setembro por 3 x 0. O Juiz da partida foi Raimundo Pessoa Borges. 

1967 – Em visita ao Território do Amapá, o Embaixador americano no Brasil Mr. John Wills Tuthill, acompanhado de sua comitiva, conhecem as instalações da ICOMI em Santana e pernoitam na Vila Amazonas. 

1973 – Morre em Belém (PA), o ex-regatão Mário Cruz, histórico descobridor do minério de manganês no rio Amaparí na década de 1940, deixando a esposa Dona Lúcia, e os filhos Humberto e Marlindo, ambos trabalhavam na imprensa amapaense. 

1974 – Em transmissão inaugural da televisão no Amapá, moradores da Vila Amazonas enviam um comunicado ao Governo do Amapá quanto ao recebimento do sinal televisivo naquela região. 

1985 – O Decreto Municipal n° 230/85-PMM desta data declara de utilidade pública a Associação de Moradores do distrito de Santana e adjacências. 

1988 – A Lei Municipal n° 324/88-PMM desta data, autoriza o Poder Executivo a doar aos novos municípios de Santana e Ferreira Gomes, recém-criados pelo Decreto-lei Federal n° 7.639 de 17 de dezembro de 1987, os bens móveis e imóveis, já existentes nesses novos municípios, e pertencentes ao patrimônio da Prefeitura Municipal de Macapá. 

1989 – O Prefeito de Santana Rosemiro Rocha sanciona a Lei Municipal n° 09/89-PMS desta data, criando os distritos de Igarapé do Lago, Ilha de Santana e Igarapé da Fortaleza. No dia seguinte (14), é instalado oficialmente o distrito de Igarapé da Fortaleza. A instalação oficial do distrito de Ilha de Santana ocorre no dia 21 de julho corrente e no dia 07 de julho corrente, é instalado oficialmente o distrito de Igarapé do Lago. 

2001 – Em sessão na Câmara de Vereadores de Santana é instalada a “CPI do Minério”, atendendo a um requerimento ingressado pelo vereador Ranolfo Gato (PTB). 

2009 – Eleita a nova diretoria da Cooperativa de Pescadores de Santana (Copesa), para o quadriênio 2009-2013, sendo constituída por Raimundo Moraes Mendes (presidente), Manoel Raimundo Nascimento (Diretor-administrativo) e João de Deus Rodrigues de Sales (diretor-financeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário