Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 14 de junho de 2015

14 de Junho (na História de Santana)



Foto histórica de 1997, de locomotiva da mineradora ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios Ltda).



1957 – Os engenheiros Hugo Vocurca Filho e José Valmillio de Melo Monteiro, ambos altos funcionários da Petrobrás, e especialistas em pesquisa de industrialização mineral, visitam as instalações da mineradora ICOMI em Santana, a convite da diretoria da mineradora. 

1986 – Fundada a Associação de Açougueiros Autônomos de Macapá e Santana, com a presença de 10 açougueiros, que reorganizaram a antiga Associação Profissional do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Amapá. Seu primeiro presidente é José Barbosa da Cruz. 

1991 – Inauguração do Centro Municipal de Saúde do distrito do Igarapé Fortaleza, com a presença do prefeito de Santana Rosemiro Rocha e do governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos. Em virtude do crescimento pela procura nos atendimentos no referido Centro, o mesmo teve que ser transferido para um novo local em 1999, localizado atualmente bem em frente ao endereço anterior. 

2005 – Como parte do projeto que visa proporcionar e discutir ações de cooperação internacional em gestão florestal, uma equipe formada por representantes do IBAMA, da Embrapa, em conjunto com representantes da Guiana Francesa, fazem uma visita técnica à sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN-Revecom), na Vila Amazonas, em Santana. No período de 14 a 16 de junho corrente, a referida equipe também visitou outras reservas espalhadas pelo Estado do Amapá. 

2010 – O Departamento de Tráfego Ferroviário da mineradora Anglo American no Amapá muda o horário de saída do trem de Santana, que antes era das 05:00hs da manhã passando agora para zero hora. A medida foi tomada para atender uma reivindicação dos agricultores que utilizam a via permanente para o transporte de gêneros comercializados na feira do produtor em Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário