Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 15 de junho de 2015

15 de Junho (na História de Santana)



Foto: Sávio Pinto, foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran)


1944 – O Governo do Amapá nomeia o professor primário Rafael Arcanjo Picanço para lecionar na Escola Isolada da Ilha de Santana. Na época, a pequena escola rural tinha 26 alunos matriculados, sendo 16 meninos e 13 meninas. 

1958 – Encerrando o “Torneio da Saudade”, no Estádio Glicério Marques, o Santana Esporte Clube vence o América Clube por 1 x 0, gol feito por Walter, tornando-se assim campeão da 2ª rodada deste torneio. O juiz da partida foi Expedito Ferro. 

1974 – É realizado na sede social da Santana Esporte Clube (na Vila Amazonas), o “Baile da Segurança”, contando com jovens da sociedade local, que desfilam em trajes correspondentes à vários setores da empresa ICOMI. O evento, que é organizado pela diretoria da ICOMI, serviu para destacar a importância da segurança, na vida do trabalhador icomiano. 

1993 – Em visita ao Amapá, o engenheiro Eduardo Corrêa, da Superintendência de Operações da Petrobrás Distribuidora S/A (RJ), visita o prefeito de Santana Geovani Borges, acompanhado do assessor comercial da Petrobrás no Amapá, o economista Jaciel Paes, onde os mesmos dão informações ao prefeito Geovani Borges dos investimentos que a estatal pretende realizar no município santanense. 

1997 – A Prefeitura de Santana, através de seu Departamento de Turismo, realiza uma vasta programação no aprazível “Recanto da Aldeia”, na Ilha de Santana, como uma espécie de “Avant Premier” que abre o “Santana Verão 97”. 

2010 – Falece aos 67 anos, Aluizio de Siqueira Góes (o “Zizil”), um pioneiro do setor marítimo no Amapá. Chegou em Santana em 1971, juntamente com outros nove irmãos, montando um conhecido estabelecimento comercial no Centro da cidade. “Zizil” foi casado com Benedita Lira Góes durante 39 anos, com quem teve cinco filhos. 

2014 – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), através de seu diretor-presidente, Sávio Pinto, entrega na Casa da Hospitalidade em Santana, doações de alimentos para aquele abrigo. A intenção visa desenvolver o lado solidário do servidor do Departamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário