Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 23 de junho de 2015

23 de Junho (na História de Santana)


A 1ª comissão da Marinha Brasileira que faria o levantamento do balizamento do Canal Norte do Rio Amazonas chegaria ao Amapá em 23/06/1952.


1950 – Rio de Janeiro (RJ). O Presidente da república Getúlio Vargas encaminha ao Congresso Nacional a Mensagem n.º 243, onde solicita do legislativo federal autorização que garanta do tesouro Nacional o empréstimo de US$ 35 milhões a ser contraído pela ICOMI com o International Bank for Reconstrution and Devellopment (instituição bancária norte-americana), com o objetivo de financiar o aproveitamento das jazidas de minério de manganês no Território Federal do Amapá. 

1952 – Atraca em frente da cidade de Macapá, o Navio Hidrográfico (NHI) “Rio Branco”, trazendo a primeira comissão marítima, comandada pelo Tenente Capitão Maximiano de Silva Fonseca, que iniciaria os chamados trabalhos de campo para o levantamento do balizamento do Canal Norte do Rio Amazonas. 

1962 – Iniciado o 1° Arraial solene da Paróquia de Santana, em devoção à São Pedro e São João. O evento começa com o levantamento do mastro na área interna do canteiro de obras da futura Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (próximo a Vila Amazonas), na qual teve o patrocínio da diretoria do Independente Esporte Clube. A programação, que se estendeu até 1° de julho de 1962, teve duas partes: a religiosa e a profana. 

1968 – Uma comitiva composta de 16 Oficiais da Escola Superior de Guerra, sob o comando do General Humberto de Souza Melo, visita a Bruynzeel Madeiras S/A (BRUMASA) e as instalações da Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI) em Santana. 

1972 – O Padre Fúlvio Giulliano é oficialmente empossado Coadjutor da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (nas proximidades da Vila Amazonas). 

1988 – Em visita ao Amapá, o General do Exército Mário Orlando Sampaio, conhece as instalações portuárias da ICOMI em Santana, acompanhado do governador do Amapá Jorge Nova da Costa. O General Sampaio havia recentemente assumido o Comando Militar da Amazônia. 

1995 – A Lei Municipal n.º 0241 desta data, dispõe sobre a previdência social dos servidores públicos municipais de Santana, criando o Fundo de Previdência do município (Sanprev). 

1997 – Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugura a 1ª Turma de supletivo da Escola Municipal Padre Fúlvio, contendo 75 alunos. A instalação do supletivo partiu de uma reivindicação dos moradores do bairro Fonte Nova, onde a referida escola está localizada. 

2006 – Ocorre na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes, a entrega de cheques para 88 microempreendedores do município de Santana, como parte do Programa Estadual “Amapá Empreendedor”, totalizando a liberação de R$ 94,2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário