Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 19 de agosto de 2012

Uma lutadora, um orgulho para Santana


Na foto, a santanense Mira Rocha ao lado do pai, Rosemiro Rocha, considerado uma referência articuladora na política amapaense


Quem procurar em Santana por Elizalmira do Socorro Arraes Freires, é muito provável de não informarem de quem realmente de trata. Porém, perguntando por Mira Rocha, com certeza saberão obter muitos detalhes de uma vida pública e cheia de produtividade para com o povo do segundo maior município de Amapá. 

Nascida na antiga Vila Toco (atual bairro Comercial de Santana), em 17 de agosto de 1972, filha de Dona Francisca Tereza Arraes Freires e Rosemiro Rocha Freires, sendo este um dos maiores articulares da política amapaense, Mira Rocha (como é popularmente conhecida no âmbito social e político), sempre viu em seu genitor um bom exemplo a ser seguido. Somente a trajetória pública de Rosemiro Rocha inclui: Vereador pelo município de Macapá (quando Santana ainda era distrito da capital amapaense); foi Deputado Estadual em duas legislaturas, assim como também prefeito de Santana em duas ocasiões de sua história moderna. 

Em todas essas caminhadas, Rosemiro teve sempre teve ao lado esta forte aliada. Uma mulher determinada que desde os 16 anos trilha com o pai nos caminhos da política. Somente com o pretexto de ficar “colada” ao lado do amor paterno, amigo e grande político, com isso, tornando-se funcionária pública do quadro efetivo da Assembléia Legislativa do Amapá. 

Mulher, Jovem e Competente
Determinada, dinâmica, ferosa como toda leonina, logo formou-se na área de Bacharelado em Direito, no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). Antes disso, cursou Psicologia em São Paulo (SP). Mas em sua origem escolar, ainda estudou na rede pública de ensino, passando pelas Escolas estaduais Elizabeth Esteves e Augusto Antunes. Veio a concluir o Ensino Médio no antigo Colégio Comercial do Amapá (CCA), atualmente conhecido como Escola Gabriel de Almeida Café, em Macapá. Politica por definição, vocação e convicção, almejou a vida pública a partir dos 12 anos de idade. Filiou-se ao antigo Partido Liberal (PL) com 16 anos. 

De militância em militância que, em outubro de 2002, elegeu-se Deputada Estadual pelo PL, repetindo a competência e dinamismo em 2006 (eleita em 12º lugar com 5.303 votos), e consecutivamente na última eleição estadual, em 2010, ficando em 8ª colocação com 6.891 votos (estando agora filiada ao Partido Trabalhista Brasileiro-PTB). 

Na Assembléia Legislativa, tornou-se uma grande escudeira e advogada em prol das causas e direitos femininos. Requereu o desmembramento da Delegacia de Mulheres do CIOSP. Argumentou sobre a necessidade da Delegacia Especializada com reservas, para evitar constrangimentos. E só no primeiro mandato parlamentar, conseguiu aprovar vários Projetos de Leis, Requerimentos e Indicações. Todos voltados para os interesses da sociedade, como é o caso do FIESAP. Esta entidade é que beneficia toda a comunidade acadêmica de cursos superiores do Estado do Amapá. Sendo também de sua autoria a criação do Dia Estadual do Evangélico, comemorado anualmente no dia 30 de novembro, assim como o financiamento aos taxistas para renovação de frota de veículos e outros projetos. 

Representando o Amapá
Mira Rocha representou a Assembléia Legislativa do Amapá em vários Seminários e Congressos regionais e nacionais. Vem atuando em diversas comissões parlamentares. Em seus pronunciamentos, projetos e requerimentos direcionados ao Executivo Estadual, Mira busca prioridade para a Educação Universitária, como forma de melhorar a formação curricular e a profissionalização do estudante amapaense. 

Vale ressaltar que em 1995 foi a primeira presidente da União de Mulheres Santanenses, onde desenvolveu vários projetos socioeducativos, que tanto beneficiaram as mulheres e famílias do município de Santana. Em 2001, assumiu a Assessoria de Relações Comunitária da Prefeitura de Santana que, juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção Social, lutariam para trazer para Santana programas sociais como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) junto ao NAF (Núcleo de Apoio a Família). 

A grande Mulher
Inspirado pelo amor humano e fraternal em que sempre conviveu, decidiu adotar quatro filhos, todos considerados orgulhos de sua luta, já havendo dois que cursam o ensino superior. Em alguns de seus hobbys, busca na Internet aprimorar seu conhecimento e estar em contato com o mundo, sendo a leitura mais que um prazer, um hábito. Um de seus autores preferidos é Luiz Fernando Veríssimo. Adora ouvir MPB e cantores regionais, onde declara-se publicamente fã da cantora Patrícia Bastos. Em família,  Mira prefere ficar com o pai e seus filhos juntos, principalmente no finais de semana. 

Este é um pequeno perfil biográfico de Mira Rocha, uma mulher lutadora, política, filha, mãe e grande amiga do povo do Estado do Amapá, em especial, de seus conterrâneos do município de Santana. 

Parabéns pelos 40 anos de vida e por tantos serviços que vem prestando ao nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário