Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 24 de maio de 2015

A destituição da ASSVAM


As reuniões da Assvam sempre mantiveram um número elevado de mulheres presentes para as ações sociais. (foto de 1964)


Na tarde do dia 18 de dezembro de 1970, no auditório do Cine Amazonas (na Vila Amazonas), ocorreria uma histórica assembleia geral extraordinária, com a presença de cerca de 50 mulheres que integravam uma conceituada entidade filantrópica de Santana denominada de “Assistência Social das Senhoras da Vila Amazonas (ASSVAM)”, como assim opuseriam suas assinaturas no final da ata dessa reunião. 

Assumiria a presidência daquela assembleia a Sr.ª Carmem Silvia Vasques Penalber, sendo secretariada por Ana Célia Bezerra da Silva que redigiria (em Ata) todos os assuntos tratados nesse encontro, entre elas, a dissolução de uma das entidades mais conceituadas e respeitadas que existiam, até então, em todo Território Federal do Amapá. 

Reunião domiciliar com sua diretoria
Inicialmente, a Presidente esclareceria que a ASSVAM desde a época de sua constituição, em 20 de março de 1963, vinha constantemente promovendo e executando programas de ação social, principalmente nas comunidades adjacentes da Vila Amazonas e do Porto de Santana. Vendo essa necessidade de amparo social, a entidade (que chegou a ter cerca de 160 senhoras associadas, tanto esposas de funcionários da extinta ICOMI, como mulheres de comunidades adjacentes à Vila Amazonas) acentuou diversas campanhas que objetivaram na arrecadação de mantimentos e materiais para a distribuição comunitária em eventos sociais e às classes menos favorecidas, sob destaque, prestando a sua colaboração à Escola Paroquial de Santana (atual Escola Estadual Padre Simão Corridori), na educação de crianças pobres. 

Entretanto como já de algum tempo vinha se tornando onerosa a manutenção de uma organização dentro de todas as exigências legais, implicando na escrituração de seu livros e demais obrigações fiscais, a Sra. Presidente entendeu que a ASSVAM não tinha condições de continuar suportando todos esses ônus como encargos, e dessa forma seria conveniente a dissolução da associação, cuja decisão submeteu-se às associadas presentes. 

A matéria seria posta em votação, e pela unanimidade das presentes foi deliberada a dissolução da entidade em face da inexistência de bens patrimoniais. 

Sua última diretoria estaria assim constituída: Carmem Silvia Vasques Penalber (Presidente), Ana Célia Bezerra da Silva (1ª Secretária), Corina Amoras de Araújo (2ª Secretária), Crescência Barbosa da Silva (1ª Tesoureira), Deusalinda Ribeiro Duarte (2ª Tesoureira), Maria Corrêa de Oliveira (Assistente Social), e Margarida Rocha Costa (Diretora Social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário