Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 27 de novembro de 2010

10 de Novembro

1951 – Com apoio do governador do Território do Amapá, Capitão Janary Nunes, a ICOMI solicita formalmente que a Marinha de Guerra do Brasil pesquisasse e demarcasse um canal de navegação no Canal Norte do Rio Amazonas. Segundo o documento, se a Marinha não pudesse ou não quisesse fazê-lo, a ICOMI se declarava disposta a executar a tarefa, com recursos próprios, mas tendo a supervisão técnica daquele órgão náutico.

1957 – Em cordial visita religiosa ao Território do Amapá, Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil, percorre e benze as instalações portuárias da ICOMI em Santana.

2004 – A Resolução Autorizativa nº 375 desta data, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autoriza a Eletronorte a proceder a ampliação da Usina Termelétrica (UTE) de Santana, mediante a instalação de mais 23 grupos geradores de 1,0MW (cada), que somado aos turbo-geradores existentes, totalizam 149,9MW de capacidade final instalada, utilizando como combustível o óleo diesel. (Diário Oficial da União, 12/11/2004)

2006 – O bioquímico Rainildo do Carmo Aguiar reinaugura as reformas e ampliações da popular “Farmácia Anastácia”, localizado no bairro Paraíso. Ainda continuam os trabalhos civis para conclusão do “Laboratório Anastácia”, que funciona em anexo com a farmácia.

2009 – O trem que faz ligação ferroviária entre os municípios de Santana e Serra do Navio sofre o 2º descarrilamento registrado no ano. O fato ocorre no km 76 da ferrovia, onde cerca de 20 vagões saíram do trilho, sendo que 12 tombaram com carregamento de minério de ferro. O primeiro descarrilamento aconteceu em agosto do mesmo ano, no km 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário