Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quarta-feira, 8 de julho de 2015

08 de Julho (na História de Santana)


Ferrovia amapaense foi concluída em 08/07/1956 pela firma Foley Brothers Ltda, contratada pela ICOMI.


1949 – Rio de Janeiro (RJ). Em jantar reservado na Vila Militar, o governador do Amapá Janary Nunes recebe o Dr.º Augusto Trajano Antunes (superintendente da ICOMI), acompanhado do Dr. Paul Bremer (representante do governo amapaense na Capital Federal), onde discutem sobre o processo de exploração mineral de manganês e a futura exportação desse minério do Território do Amapá. 

1950 – O rebocador “Araguary”, de propriedade do governo amapaense, deixa Macapá, com destino à então Capital Federal (Rio de Janeiro), levando as primeiras 100 toneladas de minério de manganês de alto teor, proveniente das minas manganíferas do Rio Amaparí. O referido minério segue para o uso em modernos fornos elétricos, e fabricação de ferro-manganês da mais alta qualidade. 

1956 – Feito o assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro do Amapá. Os serviços são concluídos pela empresa Foley Brothers, contratada pela ICOMI.

1970 – A Federação Amapaense de Desportos (FAD) divulga a apuração do concurso que indicaria o “clube mais querido” pelos desportistas locais, onde ficou demonstrado a vitória do Santana Esporte Clube (1.199 votos), seguindo Independente Esporte Clube (211 votos) e depois o Esporte Clube Macapá (com 96 votos). 

1973 – Morre em Macapá, em acidente automobilístico, o Comandante Pedro Salvador Diniz, que exercia a função de Secretário Geral do Governo do Território do Amapá. 

1977 – O Decreto Municipal n.º 113/77 da Prefeitura de Macapá, muda o nome do Ginásio de Santana para Escola Municipal de 1º Grau “Augusto Antunes”. (ver Diário Oficial do Amapá, de 27/09/1977) 

1996 – Fundada a Cooperativa de Serviços Gerais do Município de Santana (COSGMS), funcionando inicialmente na Rodovia Macapá-Mazagão, 23. Seu 1º presidente é Francisco Antônio Quinto Barros. 

1997 – Transportada para a Usina Termelétrica (UTE) de Santana, a primeira das 03 máquinas termelétricas adquiridas pela Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte S/A) na Finlândia.

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