Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 7 de julho de 2015

07 de Julho (na História de Santana)


Em 07/07/1963, um grupo de jovens operários da ICOMI fundam "O Barranco", o primeiro jornal impresso de Santana.


1954 – O diretor da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), Dr.º Arthur César Ferreira Reis, visita o canteiro de obras do Porto de Santana e a Serraria do Sr.º Contreiras (na Ilha de Santana). 

1957 – Pela 2ª Divisão do Campeonato Amapaense de Futebol, o Primavera Clube vence o Santana Esporte Clube por 1 x 0, no Estádio Municipal de Macapá. O juiz da partida é Pigmeu. 

1963 – Um grupo de rapazes, lotados no escritório da ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios Ltda.) em Santana, fundam um jornaleco denominado “O Barranco”, pioneiro do jornalismo amador na Vila Dr.° Maia, com o slogan “Jornaleco Semanal da Turma do Barranco”. Circulou em Santana até maio de 1967. 

1965 – É fundado na Vila Amazonas, o “Real Volante Esporte Clube”, uma agremiação de caráter infanto-juvenil, sendo idealizado pelos desportistas Orlando Pinto e Clarílio Lima, ambos eram ex-defensores do Santana Esporte Clube. 

1999 – A Prefeitura Municipal de Santana assina convênio com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), visando possibilitar a formação acadêmica de professores da rede municipal, em obediência à Lei de Diretrizes Básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário