Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 9 de julho de 2015

09 de Julho (na História de Santana)


Muro de arrimo da área portuária de Santana "rachou" na madrugada do dia 09/07/2012.


1632 – O Comandante Roger Fray deixa o Forte Cumaú (no Igarapé da Fortaleza), indo buscar um reforço de 500 homens que viriam da Inglaterra, onde informou das invasões luso-brasileiras naquela região. No dia seguinte (10), a Fortificação sofre um ataque comandado pelo Capitão Pedro Baião de Abreu, com ajuda de 10 soldados e 250 nativos (índios), onde rendem os indígenas (da tribo “Nheegaybos”) que participaram da construção do Forte de Cumaú. Ver 14/07/1632. 

1952 – O governador do Amapá Capitão Janary Nunes mantém longos entendimentos com os diretores da ICOMI sobre o desenvolvimento entrono dos trabalhos de exploração de manganês, examinando as minutas de contrato de arrendamento da projetada Estrada de Ferro do Amapá e do Porto de Santana, as quais estão sendo submetidos a exames pelo Departamento Especializado do Ministério da Viação e Obras Públicas. 

1982 – A Prefeitura de Macapá sanciona o Decreto n. 057/82-PMM desta data, que concede ao Ministério da Marinha (Comando do 4º Distrito Naval), uma área dentro do perímetro urbano do distrito de Santana, destinada às instalações da futura sede do Núcleo de Sinalização Náutica do Ministério da Marinha. 

1991 – A Lei Municipal n. 066/91-PMS desta data, garante a concessão das 38 primeiras placas, próprias aos taxistas do município de Santana. 

1996 – O Governador do Amapá João Alberto Capiberibe se reúne com cerca de 70 taxistas de Santana, para discutirem uma ajuda financeira para a categoria, onde se compromete em doar um cheque de R$ 8,5 mil para construção do muro da sede do Sindicato dos Condutores de Veículos Alugados de Santana (Sindcovasa). Da mesma forma, os taxistas assumem o compromisso de divulgar em seus carros as ações sociais do Governo do Amapá. 

1999 – Para simbolizar o lançamento do Projeto “Saúde na Comunidade”, a Prefeitura de Santana entrega a 1ª Unidade Móvel de saúde do município: um ônibus-hospital. A solenidade ocorre na Escola Municipal Professor Neco, no bairro Fonte Nova. O veículo é equipado com gabinete odontológico, consultório médico e sala de vacinação. 

2012 – Na madrugada deste dia (09/07), vários municípios do Estado, principalmente Macapá e Santana, foram atingidos por fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, a área portuária de Santana foi quem sofreu os maiores impactos.
A situação foi tão grave que a defesa interditou o muro de arrimo da área portuária e decretou Estado de Emergência no local. A água da chuva, sem ter para onde escoar, desceu por uma encosta e abriu um buraco no muro, invadindo violentamente a área de embarque e desembarque dos catraieiros. A enxurrada forte abriu uma fenda de 5cm de profundidade e 50m de extensão em boa parte do lugar onde ficam comércios e lanchonetes.
Após interdição do local, os comerciantes, vendedores ambulantes e moradores daquela área foram removidos para outros locais. O relatório técnico da Defesa Civil é divulgado dias depois. Nele consta informações precisas sobre o risco que o local oferece para a população e para os catraieiros que desembarcam na área portuária. 

2014 – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), cumprindo determinação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), altera o percurso de prova prática, que ocorria na Praça Cívica de Santana, para o bairro Fonte Nova, naquele município. A mudança no trajeto é uma antiga reivindicação dos candidatos à primeira habilitação e dos donos de escolas de formação de condutores, que solicitaram essa mudança.
O novo percurso terá 11 km e se estende da Avenida Santana, no Centro, passando pela rua Tancredo Neves e avenida São Paulo, no bairro Fonte Nova. O Detran investiu R$ 7 mil no trabalho, recursos provenientes do tesouro estadual, e utilizou duas equipes para finalizar a pintura horizontal e vertical dos 11 km de vias, além de colocar placas indicativas e de regulação, bem como a utilização de material de maior durabilidade na pavimentação e pinturas lipoplástica, que permite maior luminosidade nas ruas e avenidas, oferecendo segurança e comodidade aos condutores.

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