Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fundação oficial da Ilha de Santana

Um pouco antes dessa mudança de local, ao retornar de uma inspeção real pelo Rio Negro, o governador do Grão-Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado aportou em Macapá, acompanhado de uma grande comitiva que, em 04 de fevereiro de 1758, decretou pela instalação da Vila de Macapá.
Encerrada a solenidade, o governador Mendonça Furtado, subiu o Rio Amazonas, onde se deparou com o povoado de Ilha de Santana, liderada pelo comerciante português Portilho de Melo, onde foi recepcionado por centenas de indígenas.
Nas poucas horas que permaneceu no local, Mendonça Furtado optou pela fundação oficial daquele povoado, denominando-o de Ilha de Santa Ana, em homenagem à devoção que o português Portilho de Melo tinha por Nossa Senhora de Santa Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário