Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ilha de Santana, nos séculos 19/20

A comunidade formada na Ilha de Santana continuou se mantendo estável, em se tratando de crescimento populacional, durante o século seguinte à sua fundação.
Entre os fatos históricos que marcaram, destaca-se o período da Cabanagem, quando rebeldes que não aceitavam o novo Governo Republicano instalado no país, escolheram a Ilha de Santana como refúgio.
Por está distante há mais de 03 léguas de Macapá, um grupo contendo mais de 200 cabanos se fixam na Ilha de Santana em novembro de 1835, fugindo da repressão militar regida na época. Mas, segundo registros, em menos de um mês, tais rebeldes foram expulsos daquele por tropas lideradas pela Praça Militar de Macapá, servindo apenas para algumas famílias que permaneceram cultivando agricultura e silvícolas.
A partir de meados do século XX, que o local passou a servir para a construção de uma Casa de Campo mantida pelos Missionários da Sagrada Família (MSF), que em 1941, levantou 03 barracões que serviriam como Retiro Religioso até dezembro de 1948, quando aqui chegaram os primeiros padres do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME), que depois decidiram pela desativação daquela Casa de Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário