Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Em 2008,...

05 de março – Por determinação da Superintendência de Transportes e Transito de Santana (STTrans), é instalado um sistema de sinalização no cruzamento da Rua Ubaldo Figueira com a Avenida Princesa Izabel.

09 de março – O ex-presidente do Amapa Clube, Gerson Fernandes anuncia que reorganizará o Santana Esporte Clube, time considerado um dos maiores orgulhos do Amapá pelo Norte brasileiro.

11 de março – Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Santana, os vereadores santanenses vetam por unanimidade o funcionamento do serviço de moto-táxi na cidade. O edil decidiu pela negação desse tipo de serviço de transporte por considerar “perigoso e precário”.

14 de março – Inauguração de uma unidade do Programa “Farmácia Popular do Brasil” em Santana, sendo a 2ª no Amapá e a 430º no Brasil.

15 de março – A Secretária Dinelma Reis (Semdurb/STN) participa de uma reunião comunitária no distrito de Maruanum, onde discute a situação geográfica e o processo de alteração de limite territorial, devido parte deste distrito – incluindo outras localidades daquela região – também encontrar-se entre as cidades de Macapá e Santana. (ver Jornal dos Municípios, de 27.03.2008, edição 466)

02 de abril – A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana concede a transexual operada amapaense Verônica Oliveira de Moraes o direito de adotar provisoriamente uma criança de 05 de meses de vida. A decisão é liberada pela juíza Ana Lúcia Bezerra.

05 de maio – Visitando o Amapá, o ministro do trabalho Carlos Lupi visita as instalações do Superfácil de Santana, lança a pedra fundamental da futura Agência do Ministério do trabalho em Santana e do Programa “Juventude Cidadã” versão 2007, para atender 360 jovens em qualificação profissional.

11 de junho – No Palácio do Setentrião, prefeito de Santana Antônio Nogueira assina uma Carta de Compromisso, juntamente com o Governo do Amapá e a Assembléia Legislativa (AL) para a produção do filme “Tainá 3”, que seria filmado no Amapá. Além de Nogueira, o presidente da AL, deputado Jorge Amanajás, o governador Waldez Góes e o produtor do filme, o cineasta Pedro Rovai, também assinaram a carta que viabiliza as condições cinematográficas do filme, que chegava em sua 3ª edição. Nesta, a produção teria o apoio logístico, administrativo e operacional dos órgãos estaduais e municipais do Estado do Amapá. O filme ficou orçado em R$ 8 milhões.

04 de julho – Inauguração da Unidade Básica de Saúde do loteamento “Parque das Laranjeiras”.

05 de agosto – A multinacional Anglo American paga à mineradora brasileira MMX (do empresário Eike Batista), R$ 5,4 bilhões referentes à compra do controle da IronX, empresa esta que administra os projetos de minério de ferro Minas-Rio e o sistema Amapá. O acordo entre a Anglo American e a MMX havia sido divulgado em janeiro de 2008, mas o valor final do negócio não havia sido divulgado.

29 de setembro – O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP), juntamente com o Ministério Público Estadual e União, ajuíza uma Ação Civil pública, com o objetivo de impedir o dano ambiental causado no Rio Amazonas pelo despejo de esgoto sanitário não tratado das cidades de Macapá e Santana.

03 de outubro – A Controladoria Geral da União (CGU) recomenda, em um relatório enviado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF), que seja anulado o processo de concessão da estrada de ferro do Amapá, que liga os municípios de Serra do Navio e Santana.
O motivo da anulação, indicada pela CGU, foi devido o estouro da Operação “Toque de Midas”, que detectou fraudes no processo de licitação vencida pela empresa MMX, do empresário Eike Batista.

05 de outubro – José Antônio Nogueira de Souza é o 1º prefeito reeleito de Santana, contendo 23.592 votos válidos (46,89%), numa eleição que terminou sob judice. Durante a última semana de campanha, o juiz eleitoral de Santana, Dr.º Rogério funfas cassou os 03 candidatos mais cotados naquela eleição sob acusação de abuso de poder (prefeito Antônio Nogueira), por favorecimento pelos meios de comunicação (Geovani Borges) e por estar pendente ao TSE (Rosemiro Rocha).

06 de outubro – O Tribunal Regional Federal (TRF) da 8ª Região determina a entrega dos bens da ICOMI, que explorou por quase 50 anos o minério de manganês no Amapá, à União.

03 de dezembro – Delegados da Polícia Civil de Santana lançam um Projeto de Lei, de iniciativa popular, onde pretendem regulamentar os horários de funcionamento de bares e boates da cidade. A medida visa diminuir o índice de criminalidade no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário