Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 2 de janeiro de 2011

Em 2009,...

07 de janeiro – O mecânico Manoel Pereira Alves, 60, é finalmente sepultado no Cemitério Municipal de Santana. O mecânico foi dado como morto no dia 1º de janeiro corrente, vítima de ataque cardíaco. Mas a família do “falecido” constatou que o pulso continuava em circulação, assim como o corpo não apresentava estado de apodrecimento, acabaram desconfiando de que ainda estivesse vivo, sendo diagnosticado que ele tivesse sofrido de catalepsia (morte parcial dos órgãos e funcionamento do cérebro). Apesar de 02 laudos atestando a morte, a família recusou-se a enterrar o ente querido.
O velório durou uma semana e teve repercussão nacional. Durante este período, 05 médicos atestaram pelo mesmo laudo ao mecânico recém-falecido e muitos curiosos se aglomeraram pela casa para ver o “morto-vivo” de Santana. Somente neste dia (07) que os peritos da Politec emitiram oficialmente a morte do mecânico e convenceram a família de enterrá-lo.

08 de janeiro – Governador Waldez Góes muda o nome da Rodovia Duque de Caxias para Rodovia Duca Serra.

12 de janeiro – A Delegacia de Polícia Civil de Santana é transferida para a área portuária do município devido o antigo prédio (situado no cruzamento da Rua Ubaldo Figueira com a Av. Castro Alves) estar bastante deteriorado.

06 de fevereiro – Morre Fernando Guimarães, ex-diretor da ICOMI, vítima de câncer no pulmão.

17 de março – Delegados, policiais militares e agentes de segurança pública de Santana entregam aos vereadores locais o Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular que reduz o horário de funcionamento de bares, boates e outros estabelecimentos que funcionam no horário noturno.

20 de março – Ocorre no plenário da Câmara de Vereadores de Santana, a instalação da Câmara de Conciliação criada no âmbito da Advocacia geral da União (AGU) para buscar entendimentos acerca dos bens deixados pela ICOMI, que por 46 anos explorou o minério de manganês no Amapá.

14 de abril – Um grupo de 06 ex-vereadores de Santana contesta a realização de uma sessão ordinária onde houve a “possível” aprovação do aumento salarial de 100% ao prefeito, secretários municipais e vereadores em sessão legislativa ocorrida em agosto de 2008. Os vereadores consideraram a Ata desta suposta sessão sem qualquer autenticidade nos registros, prometendo, até mesmo, acionarem o Ministério Público estadual para apurar tais fatos.

24 de abril – Ocorre uma audiência pública na CMS onde trata do melhoramento do transporte coletivo de Santana. Na reunião, é proposta uma licitação para que mais empresas prestem serviço na cidade.

25 de junho – Inauguração do novo prédio do PETI em Santana. No local é instalado o 1º Complexo de Atividades sócio-educativas do Amapá.

18 de junho – Inauguração do prédio do Complexo Operacional “João Batista Bezerra”, da Companhia Docas de Santana (CDSA).

03 de junho – O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) divulga o interesse de transformar a comunidade ribeirinha do Elesbão, em Santana, como sendo de Paisagem Cultural Nacional.

01 de julho – Segundo o IBGE, o município de Santana possui 97.220 habitantes (sendo 1.487 pessoas a mais que em 2008, que constatou 95.733 habitantes), considerando um crescimento de 1,6%.

31 de agosto – Integrantes da CPI instalada pela Assembléia Legislativa do Amapá, para apurar a Pedofilia, Exploração Sexual de crianças e adolescentes a pornografia infantil no Estado, recebe a inclusão de 03 vereadores santanenses, que são Roseli Matos (DEM), Robson Rocha (PTB) e Adelson Rocha (PPS).

17 de setembro – Em virtude de uma crise financeira que sua administração vem enfrentando, o prefeito Antônio Nogueira pede aos servidores comissionados da Prefeitura de Santana que entreguem seus cargos e trabalhem voluntariamente até janeiro do ano seguinte (2010), quando pretende contornar a situação.

05 de novembro – Inauguração do novo prédio do Quartel da 5ª Companhia Independente do Interior do Corpo de Bombeiros, em Santana. A obra custou R$ 1,2 milhão com recursos do Governo Estadual.

06 de novembro – Inauguração da nova agência da Previdência Social (INPS) em Santana.

10 de novembro – O trem que faz a ligação entre os municípios de Santana e Serra do Navio sofre o 2º descarrilamento do ano. O acidente acontece no km-76 da ferrovia, onde cerca de 20 vagões saíram do trilho, sendo que 12 estavam carregados com minério de ferro.

19 de novembro – A Delegacia da Capitânia dos Portos de Santana é elevada á categoria direta de Capitânia dos Portos.

10 de dezembro – Inauguração do novo prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Santana, orçada em R$ 2,8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário