Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 25 de dezembro de 2010

Em 2007,...

10 de janeiro – A empresa MMX Amapá Mineração realiza no auditório do SESI, na Vila Amazonas, uma audiência pública onde trata da questão da construção e ampliação do Porto de minérios de Santana, onde a mineradora investira em torno de R$ 155 milhões em sua montagem, que garantiria o embarque de 6,5 milhões de toneladas de cargas e minérios por ano.

15 de janeiro – O Ministério Público do Amapá determina uma nova data para a realização do novo concurso público, que aconteceria em fevereiro do corrente ano, mas devido não haver empresas interessadas em promovê-lo, foi orientada a Prefeitura de Santana de remarcar a sua realização.

22 de fevereiro – Em sessão tumultuada na Câmara de Vereadores de Santana, o vereador Francisco do Carmo Oliveira (conhecido por “Griti”) tem seu mandato legislativo cassado conforme anunciado pela Mesa Diretora daquela Casa de leis. Seu cargo é repassado ao suplente Francisco Jeová (PPS), que foi o autor da denúncia impetrada no Ministério Público Estadual contra “Griti”, após constatar uma quantidade alta de ausências do parlamentar em sessões ordinárias e extraordinárias realizadas na Câmara de Vereadores de Santana durante o ano de 2006.
Acompanhado de sua advogada Keila Fáscio, “Griti” apresentou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Santana o laudo justificando os principais motivos que lhe levaram a obter o citado número excessivo de faltas durante as sessões semanais da CMS, porém, não foram satisfatórios para a Mesa Legisladora que estava formada pelos vereadores Claudomiro Guedes (Presidente da CMS), Mário Leonardo (PFL) e Diogo Ramalho (sem partido). Após a decisao lida, o vereador denunciado recorre judicialmente da sentença tomada pelo Ministério Público do Amapá. (ver Jornal dos Municípios, edição 418, de 27/02/2007)

09 de março – Amparado por uma decisão do Juiz Marco Miranda, da Comarca de Santana, o vereador santanense Francisco do Carmo Oliveira (conhecido por “Griti”) volta a assumir o cargo legislativo em foi cassado devido ter acumulado um número excessivo de faltas em sessões ordinárias e extraordinárias na Câmara de Vereadores de Santana. No entendimento do Juiz, houve irregularidade no processo que extinguiu o seu mandato.

15 de março – Prefeitura de Santana lança o edital atualizado do concurso público do município, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Gestão e Administração (IBEG) que venceu a licitação para realizá-lo. As inscrições ocorrem no período de 19 de março até 16 de abril corrente.

30 de abril – Encerrada as inscrições do concurso público da Prefeitura de Santana, totalizando 13.398 inscritos que concorrem nas 723 vagas oferecidas em diversas áreas técnicas e administrativas.

25-27 de maio – Durante este período, é realizado o concurso público da Prefeitura de Santana que estava sendo coordenado pelo IBEG, mas é detectado diversas falhas logísticas e materiais (falta de cadeiras para os candidatos, erros na formulação da prova e omissão na divulgação dos locais da prova foram alguns erros descritos pelos prejudicados). Ver 28.05.2007 e 29.05.2007.

28 de maio – Informado das conseqüências desastrosas que foram causados pelo IBEG durante a realização do concurso público do município, a Prefeitura de Santana consegue uma liminar judicial bloqueando as contas do IBEG, como forma de garantir a integridade moral e o ressarcimento dos valores arrecadados pelos inscritos. (Ver Processo n.º 011771/2007, da 2ª Vara Cível da Comarca de Santana)

01 de junho – Prefeito de Santana Antônio Nogueira anuncia a decisão de cancelar as provas realizadas no concurso público coordenado pelo IBEG.

05 de junho – Falece em Genova (Itália), o Padre Fúlvio Giulliano, vitimado por complicações renais e pulmonares. O padre italiano viveu no Amapá entre 1950 até 1985, onde projetou mais de 90% das sedes paroquiais do Território amapaense.

27 de julho – Um grande incêndio destrói cerca de 20 imóveis (entre residências e pontos comerciais) na área portuária de Santana. Segundo um laudo emitido pela Politec, não foi encontrada a causa exata desse sinistro.

31 de agosto – A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann visita a Casa Hospitalar “Nossa Família”, no município de Santana (AP), que atende gestantes e crianças carentes da zona norte do município.

05 de setembro – Inauguração do novo Mercado Municipal e da Feira Mista da área comercial de Santana.

05 de outubro – Segundo o Censo do IBGE/AP, o município possui 101.864 habitantes, sendo que somente 91.615 estão lotados na área urbana do município.

02 de dezembro – O programa jornalístico “Domingo Espetacular” (TV Record) exibe uma matéria, em rede nacional, sobre o depósito de arsênio contaminado na comunidade de pescadora da vila do Elesbão, em Santana, que havia sido despejado há alguns anos pela mineradora ICOMI como material asfáltico nas vias públicas.

31 de dezembro – Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santana, existem na cidade, até esta data, 16.305 imoveis cadastrados, sendo que pelo menos 7 mil desses bens estão irregulares com a Prefeitura de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário