Complexo portuário das Docas de Santana foi inaugurado em 18/06/2009.
1946 – Rio de Janeiro (RJ). O Governo do Amapá assina um acordo especial com o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, buscando um auxílio financeiro destinado à ampliação e ao melhoramento do sistema escolar primário do então Território Federal do Amapá. O referido acordo garantiria a construção da 1ª escola a ser erguida na Ilha de Santana.
1963 – Chega a Macapá, o técnico Patrício Walloume, funcionário da Petrobrás, com objetivo de estudar as possibilidades de instalação de um terminal daquela estatal em Santana.
1965 – Já se encontra em Macapá, toda a aparelhagem completa para o salão de cinema a ser montado em anexo com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Amazonas). O salão foi construído em 1964 e seria o 3° cinema montado pela Prelazia de Macapá.
1973 – O Padre Lino Simonelli é nomeado Coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (nas proximidades da Vila Amazonas).
1974 – Em sessão na Câmara de Vereadores de Macapá, o vereador Ubiracy Picanço inicia a apresentação de projetos e requerimentos que visam buscar melhorias sociais para a Vila Dr.° Maia, que já contava com uma população superior a 25 mil habitantes.
1991 – Realizado na Câmara de Vereadores de Santana, um debate sobre segurança pública municipal, coordenado pela Associação de Moradores do bairro Comercial de Santana e o legislativo local, contando com apoio e participação do secretário de Segurança Pública do Estado Aluizio Pereira, do Major Josenir Santos (representante da PM/AP), além da presença de lideres comunitários e professores.
1998 – A Câmara de Vereadores de Santana aprova a criação da Corregedoria e Auditoria do município, diretamente ligada à Procuradoria Geral do município.
1999 – Os técnicos federais Luiz Henrique Baldez e o engenheiro Wildjan Magno, ambos do Ministério dos Transportes, fazem uma visita técnica ao Porto Organizado de Macapá, em Santana. A visita faz parte da 2ª etapa do processo de municipalização do referido porto, que vinha sendo administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP).
2005 – O embaixador norte-americano no Brasil, Dr.° John Danilovich, acompanhado do diretor da Usaid, Richard Goughnour, o assessor ambiental da Usaid, Eric Stoner; a agente consular em Belém (PA), Christine Moore Serrão; o RH Joaquim Prado; e dois (02) agentes da Polícia Federal (Herald Córdova e Guilherme Coimbra), visitam a fábrica de Cavacos da Amcel em Santana, onde assistem a uma apresentação sobre a empresa e percorrem suas instalações industriais.
2007 – Iniciada as obras de implantação do sistema de abastecimento da água do Loteamento Delta do Matapí (Santana), orçado em R$ 576,24 mil. As obras são realizadas pela empresa Etecon Ltda, sendo concluídas no prazo de 150 dias.
2008 – A Prefeitura de Santana assume a responsabilidade pela construção de 33 casas populares e 01 centro comunitário na região do Delta do Matapí. Os imóveis destinam-se às famílias que seriam remanejadas de uma área onde a Prefeitura estava construindo uma bacia de tratamento de esgoto sanitário. As casas eram financiadas por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal e já havia sofrido diversas paralisações, devido irregularidades técnicas e problemas sociais.
2009 (I) – Em sessão na Câmara de Vereadores de Santana, todos os vereadores votam a favor do arquivamento do Projeto de Lei (PL) que tratava sobre o horário de funcionamento de bares e boates no município. O PL foi de iniciativa popular com apoio da Polícia Civil, ONG’s e igrejas, para que o horário de funcionamento fosse mudado para tentar acabar com a violência em Santana. Segundo o vereador Josivaldo Abrantes, o PL fora arquivado por várias razoes, entre elas, por não haver o número mínimo de assinaturas populares (que deveria ter colhido pelo menos 4 mil assinaturas) para levar à aprovação daquela Casa de Leis.
2009 (II) – Inauguração do prédio do Complexo Operacional “João Batista Bezerra”, da Companhia Docas de Santana (CDSA).
2010 – A Prefeitura de Santana, em conjunto com o Governo do Amapá, entrega a certificação de 120 famílias quilombolas residentes na comunidade rural de Santo Antônio (região do Pirativa).
2012 – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) atende a uma solicitação da Prefeitura de Santana e a sede urbana recebe sinalização com o objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores da cidade. Servidores do Núcleo de Engenharia do Detran/AP desenvolvem serviços de pintura nas vias públicas do bairro Remédios, como é o caso da Rua Maria Colares, uma das principais do município, por onde todos os dias passam aproximadamente dez mil pessoas.
As ações de pinturas compreendem áreas conhecidas tecnicamente como eixos, centro da via, bordas e laterais. As atividades no município correspondem a uma distância de quase 3km.
2013 – Aprovado na Câmara de Vereadores de Santana, o Projeto de Lei n.° 038/13, de autoria do vereador Anderson Almeida (PR), que restringe o uso de cerol na prática empinar pipas ou papagaios nos logradouros do município de Santana, cabendo fiscalização por parte do sistema de segurança pública municipal e multa àqueles que desrespeitarem a nova lei municipal.
2014 – As perspectivas de desenvolvimento do Porto de Santana, como nova rota de escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro para o mercado internacional, chamou a atenção da empresa Navegação Prates, sediada em Manaus (AM). De olho na movimentação de carga na costa amapaense, a empresa está interessada em construir um estaleiro no município de Santana, onde fica localizado o porto amapaense, e também dar suporte logístico nas operações que envolvem a exploração de petróleo na região.
O assunto é tratado neste dia (18), na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), onde o empresário Juarez Prates é recebido pelo secretário José Reinaldo Picanço, juntamente com técnicos da secretaria. O empresário revelou ter ficado impressionado com o que o que foi apresentado durante os dois dias do seminário "Amapá Logística e Offshore", realizado no mês de maio em Macapá, pelo Governo do Estado. Prates também referiu-se ao estaleiro que pretende construir em Santana, com fundo próprio, que servirá para comércio, construção e manutenção das barcaças e navios, que serão utilizados no transporte de carga e grãos para o exterior, com isso, gerando mais de 300 empregos na região.
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