Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quarta-feira, 17 de junho de 2015

17 de Junho (na História de Santana)



Famílias que ocupam uma área hoje transformada no bairro Jardim de Deus, em Santana, permanecem no local através de liminar expedida no dia 17/06/2011.


1968 – Vindo de Alagoas (AL), uma comissão composta de cinco (05) técnicos usineiros chega a Macapá com intuito de abrirem uma unidade de produção da vila portuária de Santana. 

1973 – O Santana Esporte Clube ganha o título do turno de classificação do Campeonato das Escolinhas após derrotar o Ypiranga Clube por 3 x 1. Os jogadores Ubiratan e Claimar (ambos do “Canário”) também são indicados os principais artilheiros desse campeonato. 

1983 – O governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos, em companhia do secretário de Finanças Rubens Albuquerque, visitam a área portuária de Santana, inspecionando o local onde vem sendo erguida a futura Agência de Rendas dessa localidade, com vistas à melhoria do atendimento aos contribuintes, ligados principalmente ao ICM (Imposto de Mercadorias). 

1997 – Em sessão na Câmara de Vereadores de Macapá, o vereador Jurandir Juarez (PMDB) critica o fato de a área portuária do Amapá, situada no município de Santana, viver sob a dependência administrativa da Companhia Docas do Pará (CDP) – significando um prejuízo para a economia do Estado –, e pede providências das autoridades competentes em relação à situação. 

2003 – A Lei Municipal n.° 624/03-PMS desta data, institui o Programa de Incentivo ao Cooperativismo no município de Santana. O programa visa dar orientação e suporte técnico para a organização de comunidades agrícolas em sistemas de cooperativas. Os recursos para aplicação desta Lei são provenientes de orçamento municipal. 

2005 (I) – Em conjunto com técnicos do Ministério Público do Amapá, uma comissão de médicos do Conselho Regional de Medicina (CRM), fazem uma inspeção nos centros de saúde Dr.° Alberto Lima (bairro Daniel), e do Igarapé da Fortaleza, com o intuito de apurarem irregularidades no setor da saúde de Santana. 

2005 (II) – O Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana assinam um convênio no valor de R$ 2 milhões, para serem usados no setor da educação no município. O ato da assinatura do convênio ocorre na Escola Municipal Amazonas. 

2010 – Brasília (DF). O senador amapaense José Sarney (PMDB-AP) recebe o Frei Jamilson de Carvalho, onde o religioso apresenta o projeto de construção da Escola de Música da Paróquia de São Pio de Pieltrecina, no bairro Fonte Nova, em Santana (AP). 

2011 – O promotor de Justiça Adilson Garcia, titular da Promotoria da Cidadania de Santana, contesta a decisão liminar deferida pelo Juiz da 1ª Vara Cível de Santana, para reintegração de posse de uma área já denominada “Jardim de Deus”, em Santana. A área de 100 hectares é de propriedade particular de Nelson Richene, e está localizada ao lado da Lixeira Pública do município, próximo ao trevo de acesso ao Distrito Industrial. No local já residiam 150 famílias.
Segundo Adilson, o Agravo foi protocolado neste dia (17/06), sendo que a reintegração estava agendada para as primeiras horas do dia 22/06, com mobilização do 4º Batalhão de Santana, BOPE e ambulâncias. No entanto, até às 18hs deste mesmo dia, o Desembargador convocado, Juiz Eduardo Contreras, não havia decidido, ou seja, omitiu-se na tutela, o que daria mais tempo para as famílias em permanecer no local. 

2014 – Em sessão na Câmara Municipal, os vereadores votam pela alteração em Projeto de Lei Complementar n. 005/14, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário