Famílias que ocupam uma área hoje transformada no bairro Jardim de Deus, em Santana, permanecem no local através de liminar expedida no dia 17/06/2011.
1968 – Vindo de Alagoas (AL), uma comissão composta de cinco (05) técnicos usineiros chega a Macapá com intuito de abrirem uma unidade de produção da vila portuária de Santana.
1973 – O Santana Esporte Clube ganha o título do turno de classificação do Campeonato das Escolinhas após derrotar o Ypiranga Clube por 3 x 1. Os jogadores Ubiratan e Claimar (ambos do “Canário”) também são indicados os principais artilheiros desse campeonato.
1983 – O governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos, em companhia do secretário de Finanças Rubens Albuquerque, visitam a área portuária de Santana, inspecionando o local onde vem sendo erguida a futura Agência de Rendas dessa localidade, com vistas à melhoria do atendimento aos contribuintes, ligados principalmente ao ICM (Imposto de Mercadorias).
1997 – Em sessão na Câmara de Vereadores de Macapá, o vereador Jurandir Juarez (PMDB) critica o fato de a área portuária do Amapá, situada no município de Santana, viver sob a dependência administrativa da Companhia Docas do Pará (CDP) – significando um prejuízo para a economia do Estado –, e pede providências das autoridades competentes em relação à situação.
2003 – A Lei Municipal n.° 624/03-PMS desta data, institui o Programa de Incentivo ao Cooperativismo no município de Santana. O programa visa dar orientação e suporte técnico para a organização de comunidades agrícolas em sistemas de cooperativas. Os recursos para aplicação desta Lei são provenientes de orçamento municipal.
2005 (I) – Em conjunto com técnicos do Ministério Público do Amapá, uma comissão de médicos do Conselho Regional de Medicina (CRM), fazem uma inspeção nos centros de saúde Dr.° Alberto Lima (bairro Daniel), e do Igarapé da Fortaleza, com o intuito de apurarem irregularidades no setor da saúde de Santana.
2005 (II) – O Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana assinam um convênio no valor de R$ 2 milhões, para serem usados no setor da educação no município. O ato da assinatura do convênio ocorre na Escola Municipal Amazonas.
2010 – Brasília (DF). O senador amapaense José Sarney (PMDB-AP) recebe o Frei Jamilson de Carvalho, onde o religioso apresenta o projeto de construção da Escola de Música da Paróquia de São Pio de Pieltrecina, no bairro Fonte Nova, em Santana (AP).
2011 – O promotor de Justiça Adilson Garcia, titular da Promotoria da Cidadania de Santana, contesta a decisão liminar deferida pelo Juiz da 1ª Vara Cível de Santana, para reintegração de posse de uma área já denominada “Jardim de Deus”, em Santana. A área de 100 hectares é de propriedade particular de Nelson Richene, e está localizada ao lado da Lixeira Pública do município, próximo ao trevo de acesso ao Distrito Industrial. No local já residiam 150 famílias.
Segundo Adilson, o Agravo foi protocolado neste dia (17/06), sendo que a reintegração estava agendada para as primeiras horas do dia 22/06, com mobilização do 4º Batalhão de Santana, BOPE e ambulâncias. No entanto, até às 18hs deste mesmo dia, o Desembargador convocado, Juiz Eduardo Contreras, não havia decidido, ou seja, omitiu-se na tutela, o que daria mais tempo para as famílias em permanecer no local.
2014 – Em sessão na Câmara Municipal, os vereadores votam pela alteração em Projeto de Lei Complementar n. 005/14, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário