Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 5 de junho de 2015

05 de Junho (na História de Santana)


Embarque de manganês pelo porto da ICOMI em Santana, em 1965.


1964 – O navio cargueiro “San Nicholas” (bandeira argentina) deixa o porto industrial da ICOMI em Santana, levando cerca de 5.4 mil toneladas de manganês para seu país de origem. Este seria o 3° embarque internacional destinado à “Indústrias Siderúrgicas Grassi S/A”, empresa argentina que formalizou a compra total de 30 mil toneladas de minério de manganês da ICOMI. 

1972 – O Governo do Amapá e a Firma Construtora Mercúrio Ltda assinam um contrato para a construção de um armazém para depósito de silos na vila de Santana. 

1991 – Chegam a Macapá, os pastores: Marcelo Soares Crivella (Silvia Jane Hodge Crivella) e Honorilton Gonçalves (Rossane Gonçalves), da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Os casais evangelistas visitam diversos bairros de Macapá e Santana, objetivando o amadurecimento da ideia e verificando a receptividade da população, com o intuito de implantação dessa Igreja no Estado. 

2004 – O Governo do Amapá, através da Secretaria Estadual de Saúde, entrega um veículo (tipo Pick-up) para a Prefeitura de Santana, para ser utilizado no combate à Dengue. 

2007 (I) – A empresa Equatorial Ltda inicia as obras de construção do futuro Terminal Pesqueiro Público de Santana, que vem sendo agora levantado na área portuária do município, orçado em R$ 2,826 milhões. 

Padre Fulvio Giulliano
2007 (II) – Falece no Hospital de Genova (Nervi-Itália), o Padre Fúlvio Giulliano. Nascido em Milão, em 06/03/1939, foi ordenado sacerdote à Macapá em 03/01/1971, entrando no Instituto e fazendo sua promessa definitiva em 13/03/1980. Permaneceu no Amapá até 1985, de onde voltou para a Itália para tratar dos rins. Na Itália foi destinado a Monza como Padre Espiritual no Seminário Teológico e responsável da Igreja Pública. Por alguns anos já residia em Genova (Nervi), onde há tempos vinha se submetendo regularmente à diálise. Sua situação de saúde se agravou nos últimos dias, sendo imediatamente internado no dito hospital, aonde veio a falecer. Em março de 1996, seria homenageado pela Prefeitura de Santana, onde colocariam seu nome numa escola municipal, localizada no bairro Fonte Nova. 

2010 – Iniciado no Ginásio Poliesportivo de Santana, a I Copa do Mundo Feminino de Futsal, contando com a participação de oito (08) equipes do município. As competições encerram no dia 13 de junho corrente. 

2013 – Ocorre no Comando do 4º Batalhão da Polícia Militar em Santana, a formatura de 23 policiais que participaram do Estágio de Técnicas de Abordagem e Radiopatrulhamento Motorizado 2013. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o titular da SEGUP, Marcos Roberto Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário