Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 24 de julho de 2015

24 de Julho (na História de Santana)


Vereador santanense Robson Coutinho (foto ao lado) se envolveu em acidente automobilístico em 2011.



1947 – Uma comitiva de deputados federais e jornalistas nacionais fazem uma ligeira visita à Ilha de Santana. Os deputados federais são: Juscelino Kubistucheck e Duque de Mesquita (MG); Adelmar Rocha (PI); Padre Medeiros Neto (AL); Lino Machado (MA); Plínio Cavalcanti (SP); José Joffily (PB); Carlos Nogueira (PA) e Coaracy Nunes (AP). Os jornalistas são: José Vamberto, Viegas Neto, Antônio Viana Lima, Nelson Nogueira, Antônio de Araújo, Armando Mendes, e Fernando Maia. Toda a comitiva viajou a bordo da lancha “Amapá”, do governo amapaense. 

1949 – Em visita ao Amapá, o Dr. Lafayete Pereira Guimarães, representante do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) do Ministério da Educação, inspeciona a Escola Mista da Ilha de Santana, entidade onde foram aplicados recursos do INEP para sua construção. 

1970 – Concluída as obras de construção de um posto rodoviário na estrada Macapá-Santana. 

1996 – O Conselho Superior dos Juizados Especiais, através da Resolução n.° 009/96 desta data, dispõe e regulamenta o funcionamento do Juizado Itinerante da Comarca de Santana. 

2006 – Com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura de Santana adquire uma patrulha mecanizada para beneficiar mais de 3 mil produtores rurais do município. A patrulha é composta de 01 pá-carregadeira e 01 trator de pneus com todos os implementos agrícolas, como roçadeira, arado, etc. 

2011 – O vereador santanense Robson Coutinho (PPS) envolve-se em acidente automobilístico na Rodovia Salvador Diniz, onde seu veículo (marca Pick-up) capota e mata sua acompanhante, a doméstica Elisvângela Morais Barros de Oliveira, que teve seu corpo arremessado do veículo. 

2012 – O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) reúne-se com representantes da empresa Norte Navegação e Portos (Cianport) e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom) para a assinatura do Termo de Cooperação entre ambas. O acordo é uma das condicionantes do Imap para que a empresa Cianport possa obter as licenças para iniciar a construção de três (03) silos na Companhia Docas de Santana (CDSA), que irão recepcionar e armazenar grãos vindos de outros estados. 

2014 – A mineradora Zamin Amapá anuncia para o Governo do Amapá que apresentará, em breve, um plano formal de recuperação da empresa. A informação foi repassada pelo responsável da integração do sistema Zamin no Amapá, Fernando Puntigliano, ao secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, durante reunião no gabinete da pasta. Puntigliano foi acompanhado do assessor de Relações Institucionais da empresa, Bruno Cei.
Em maio deste mesmo ano, a mineradora havia divulgado que retomaria, no mês seguinte, a reconstrução do terminal de embarque de minério no município de Santana. No entanto, as obras atrasaram devido à necessidade de estudos técnicos e ajustes no referido projeto de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário