Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 23 de julho de 2015

23 de Julho (na História de Santana)


Carregamento de minério de manganês na região do Rio Amaparí (Serra do Navio), em meados de 1948.


1949 – A Prelazia de Macapá (atual Diocese de Macapá) divulga os Estatutos do Colégio-Orfanato “São José”, contendo 77 artigos. A dita instituição seria instalada na Ilha de Santana no ano seguinte (1950), abrigando dezenas de crianças entre 02-08 anos que se encontravam em estado de abandono familiar, funcionando até 1961, quando seria desativada por ordens da Prelazia de Macapá. 

1957 – Uma delegação de alunos da Faculdade de Ciências Econômicas de Belém (PA) visitam as instalações portuárias da ICOMI em Santana. A delegação estava composta de nove (09) homens e três (03) mulheres. 

1976 – Através do Parecer n.º 029/76 desta data, do Conselho Territorial de Educação, fica autorizada a mudança do designativo “Grupo Escolar” mantida pelos estabelecimentos de ensino municipal de Macapá para “Escola Municipal de 1º Grau”. A mudança inclui 12 escolas, sendo duas de Santana (a Escola Amazonas e Escola Piauí). A relatora do parecer é a Professora Iracema Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário