Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 3 de julho de 2015

03 de julho (na História de Santana)


O navio estrangeiro Moremcseln (EUA) encostou no canteiro de obras da ICOMI em 03/07/1954, trazendo toneladas de material para montagem da mineradora.


1643 – Uma embarcação que trazia os 14 religiosos da Companhia de Jesus à região do cabo do Norte, a pedido do padre-jesuíta Luiz Figueira, naufraga próximo à ilha de Santana, conseguindo se salvar apenas três (03) padres e dois (02) irmãos. Os religiosos vinham trabalhar na evangelização dos índios nas terras do Amapá. 

1954 – O navio Moremcseln, da Companhia de Navegação American Moore-McCoormack, atraca no canteiro de obras do futuro Porto de minérios da ICOMI, em Santana, trazendo 572 toneladas de materiais metálicos para montagem do cais daquela mineradora às margens do rio Amazonas. 

1956 – Atracado no Porto de Santana, procedente da América do Norte, o Lóide “Honduras”, conduzindo 6 mil toneladas de material e equipamentos para a montagem industrial da ICOMI no Amapá. 

1989 – O governador do Amapá Jorge Nova da Costa aprova a criação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Cinetran), com jurisdição em todo o município de Santana. 

1995 – O Decreto Municipal n. 323 desta data Regulamenta o Fundo de Previdência do município de Santana, contendo 06 artigos em seu Estatuto. (Diário Oficial do Amapá, de 01/08/1995). 

1997 – A Prefeitura de Santana solicita à Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI) informações sobre viabilidade desta empresa em conceder rejeitos de minério de manganês na quantidade de 4.006m, para utilizar em asfaltamento de vias no município. 

2008 – Reinauguração da fábrica de polpas no distrito de Ilha de Santana, agora em nova sede, devido a sede anterior se encontrar sem condições de uso e sem equipamentos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário