Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 2 de julho de 2015

02 de Julho (na História de Santana)


O Centro de Diagnóstico da Mulher, inaugurado em 02/07/2000, se transformou em Centro de Referência em Saúde da Mulher em 2012.


1966 – No estádio “Augusto Antunes”, o Santana Esporte Clube vence o São José por 3 x 1, jogo sob a arbitragem de Expedito Ferro, auxiliado por Waldir Sena e Pinheiro. 

1987 – Realizado na Vila Amazonas, a constituição da Companhia Ferro-Ligas do Amapá (CFA), com a presença de autoridades locais e representantes da ICOMI. Sua 1ª diretoria é assim constituída: Oswaldo Luiz Senra (diretor-presidente), Edmundo Paes de Barros (diretor-técnico) e Israel Hirchcoslovsky (gerente operacional). 

1989 – O prefeito de Santana Rosemiro Rocha instala oficialmente do distrito do Igarapé do Lago, e nomeia o sr.º Bertolomeu Gemaque como 1º agente distrital. 

2000 – Inauguração do Centro de Diagnóstico da Mulher, erguido com recursos municipais no valor de R$ 160 mil. O centro está localizado na Área Portuária de Santana. 

2001 – Realização da primeira Etapa do “I Planejamento Participativo de Santana”, com treinamento para lideranças sociais. A iniciativa é do prefeito Rosemiro Rocha. O objetivo do treinamento é levantar os principais problemas do município, decidir sobre os investimentos que devem ser feitos através da elaboração do Plano Plurianual, e fazer a administração do município uma gestão do povo. 

2003 – Em visita ao Estado do Amapá, o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Dr. Mâncio Cordeiro, anuncia a abertura de uma agência no município de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário