Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 28 de julho de 2013

Jornal "Mensageiro do Porto"


Período de circulação: Outubro/1986 a Janeiro/1987.
Total de publicações: 07 edições.
Lançado em 10 de Outubro de 1986, este foi o único jornal a circular em Santana durante a década de 1980, apesar da cidade portuária já ter um espaço privilegiado em diversos outros circulantes da época (como Jornal Marco Zero, Jornal do Povo).
Idealizado pelo empresário Jarbas Gato, o jornal tinha 06 páginas (havendo um encarte especial), e tratava mais de assuntos do interesse político do Amapá, registrando apenas inaugurações públicas e publicações de artigos assinados por grandes nomes como o então Deputado Federal Geovani Borges, o ex-governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos e o professor Antônio Pontes.
Inicialmente circulou de forma semanal, com tiragens de 500 exemplares, mas oscustos para sua publicação forçaram-no a circular de maneira quinzenal.
Em 16 de Novembro do mesmo ano (1986), Jarbas Gato lançou outro jornal (“O Combate”), dessa vez com circulação fixa em Macapá e Santana, e seu primeiro jornal (“Mensageiro do Porto”) se tornaria uma publicação suplementar do jornal “O Combate”, recebendo um novo título no suplemente (“Santana Flash”), com reportagens feitas por Robério Aleixo, durante até o final do jornal “O Combate”, ocorrida em dezembro de 1992.
Em seu curto período de duração, o “Mensageiro do Porto” testemunhou diversos eventos sociais e politicos, como duas importantes inaugurações ocorridas em Santana, visando o melhoramento local, que foi a entrega da Feira Popular do bairro Nova Brasília e o 1º sistema de abastecimento de água do bairro Jardim Paraíso, ambas construídas em 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário