Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 15 de março de 2012

Presidente Lula visitando Santana



Lula seria o 8º Presidente da República que visitaria Santana, contados desde 1957, quando JK inaugurou o primeiro Projeto de exportação de minério para o exterior na Amazônia.


O segundo maior município do Amapá viveu uma tarde histórica naquele dia 20 de dezembro de 2005, quando recebera o então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva que, juntamente com sua comitiva e alguns ministros da pasta da Saúde (José Saraiva Felipe), do Esporte (Agnelo Queiroz) e Minas e Energia (Sillas Roundeau), na qual participaram da assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Santana e o Governo Federal, visando a construção de um Terminal Pesqueiro no município, que seria erguido no distrito do Elesbão.

As cláusulas desse recebimento contratual foram assinadas pelo Sr. Raimundo Moraes que vinha atuando em seu segundo mandato à frente da presidência da Cooperativa de Pescadores de Santana (Copesa), onde o mesmo já havia anteriormente apresentado o projeto de construção desse Terminal ao ministro da Secretaria Especial da Aqüicultura e pesca, José Fritsch, quando este ministro esteve visitando nossa cidade portuária no dia 23 de setembro daquele mesmo ano (2005), ocasião em que também havia tratado sobre a implantação de um tele-centro em Santana.

O futuro Terminal Pesqueiro, que vinha sendo uma antiga reivindicação dos pescadores santanenses, ocuparia uma área de quase 8.000m², vindo a ser utilizado para o embarque e desembarque de embarcações de grande e médio porte, transitando os principais produtos dessa região, como camarão, açaí, peixe e outros. O projeto desse entre-posto pesqueiro estava orçado em R$ 3 milhões e, segundo o presidente da Copesa Raimundo Moraes, o processo licitatório para sua construção iniciaria em janeiro de 2006, com previsão para começar em março de 2006 suas obras civis.

O Tele-Centro – Aproveitando a visita presidencial ao município, o ministro José Fritsch participou da assinatura do convênio de instalação de um tele-centro, que tratava-se de um curso de formação em computação, que seria coordenado por técnicos especializados da Copesa, onde alguns desses técnicos chegaram até mesmo a serem treinados em outros Estados Brasileiros.

Este projeto de tele-centro visava contemplar cerca de 1.500 alunos selecionados pela Cooperativa, sendo que na 1ª etapa apenas 600 estavam selecionados para iniciarem o curso, que funcionaria em uma sala adaptada no prédio onde funcionava a Copesa.

Presidente Lula – No esperado pronunciamento da cordial visita, que ocorrera no Ginásio Poliesportivo de Santana (para um público superior à 5 mil pessoas presentes), o Presidente Luís Inácio Lula da Silva deixou claro a importância de um Terminal Pesqueiro para um município em desenvolvimento como Santana. “O Terminal vai garantir uma vida mais produtiva e estável aos pescadores locais, assim como o desenvolvimento econômico do município”, assegurou o presidente.

Lula lamentou a falta de interesse das autoridades em não priorizar setores como a pesca, que buscam trazer o desenvolvimento de um lugar, mesmo sabendo os objetivos que nele se tratam como o consumo e o sustento de uma família ou até mesmo em manter as condições que para ela procuram mantê-la. “Agora com a criação de uma secretaria para a pesca, procuramos cadastrar as famílias de pescadores e garantir a eles um salário mínimo para seu sustento durante os períodos que restringem a pesca”, garantiu o Presidente Lula, comentando sobre o período da Piracema, onde a pesca predatória fica mais restrita em virtude da desova e reprodução dos peixes.

Por mais de meia hora, o Chefe da Nação questionou sobre algumas obras que vinham sendo realizado em parcerias entre o Governo Federal e o Governo Estadual, na qual já haviam sido liberados mais de 12 milhões nessas obras.

Foram concedidos os primeiros kits de materiais que seriam utilizados pelos pescadores no Programa Tele-Centro, que posteriormente receberiam um beneficiamento do Programa de Financiamento de Embarcações pelo Banco da Amazônia (Basa) e pelo Banco do Brasil, em conjunto com a Copesa.

O Presidente Lula finalizou seu discurso em Santana agradecendo às autoridades pelo privilégio de está presente naquele momento da assinatura daquele convênio, e ao povo santanense que já vinha demonstrando sua preocupação sobre a construção desse Terminal Pesqueiro. O discurso presidencial encerrou-se sob os aplausos dos presentes, assim como também foi no momento de sua chegada ao Ginásio Poliesportivo de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário