Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 11 de março de 2011

Escola de Samba "Império do Povo"

Desfile da Escola de Samba "Império do Povo", no Sambódromo de Macapá, em 2008.

Em 03 de fevereiro de 1993, a diretoria do “Bloco do Povo” realiza uma histórica assembléia com seus integrantes e fundam a Associação Recreativa Escola de Samba “Império do Povo” (ARESIP). Seu primeiro presidente é Roziel Santiago Braga.

Inicialmente, a ARESIP participou de desfiles carnavalescos no município, levando pouco mais 400 brincantes que se fantasiavam de maneira diversificada: eram vestidos de piratas, ciganos, marinheiros e até de estilos coloniais como reis e rainhas. Tudo em virtude de ainda não haver recursos necessários para se movimentar independentemente.

Em meados de 1995, a diretoria da entidade começou a angariar fundos para a confecção de suas primeiras alegorias, que foram produzidas de forma voluntária por costureiras que tinham parentes na agremiação.

Vale lembrar que os primeiros carros alegóricos da Escola de Samba eram feitos de ripa (madeira) com reforços de arame de aço e não suportavam mais do que duas pessoas para desfilar na parte superior das armações.

Chegando ao final do Carnaval de Santana em 1998, a Diretoria Executiva da ARESIP constatou que a entidade já crescera o suficiente para buscar um espaço maior. Estava assim decidido que a “Império do Povo” seguiria para desfilar na capital amapaense e representar o município de Santana, no palco maior do Carnaval do Amapá: o Sambódromo.

Depois de passar por todo processo de legalização jurídica e se inscrever na Liga das Escolas de Samba (Liesa), a “Império do Povo” obteve o direito de desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval a partir de 1999.

Nesses primeiros anos, a Escola de Samba, juntamente com sua diretoria encontraram grandes dificuldades para se adaptarem à dura realidade de conseguir levar cerca de 1.000 brincantes e pelo menos 04 carros alegóricos, deslocando de um município para outro, sem sofrer com os reverses.

Em 26 de dezembro de 2005, o Governador do Amapá Waldez Góes sancionou a Lei Estadual n.º 0955, declarando a Associação Recreativa Escola de Samba “Império do Povo” (ARESIP) uma instituição de Utilidade Pública para o Estado do Amapá. (Diário Oficial do Amapá, de 27/12/2005)

Em fevereiro de 2007, a ARESIP tornou-se vice-campeã do Carnaval amapaense, perdendo por apenas um ponto no requisito Fantasia. Porém, a colocação deu mais força para a Escola de Samba que no ano seguinte levou a tão sonhada conquista.

Em 06 de fevereiro de 2008, a “Império do Povo”, única representante carnavalesca de Santana, vence o Carnaval 2008, levando 05 Estandartes (Fantasia, Comissão de Frente, Evolução, Harmonia e Baianas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário