Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 8 de janeiro de 2011

"Novo Amapá" - O naufrágio foi inevitável

Após partir do Porto de Santana por volta das 14hs do dia 06 de Janeiro de 1981, a embarcação tombou aproximadamente às 21hs. A notícia da tragédia chegou à capital no dia seguinte, através de dois sobreviventes, que vieram trazidos por um barco de propriedade de um comerciante de Laranjal do Jarí, que chegou a ser uma das primeiras pessoas a tomar ciência da tragédia quando vinha seguindo para Macapá para comercializara gêneros e materiais.
Mas a verdadeira dimensão do desastre iniciou quando a imprensa local divulgou a lista de despacho na qual constava que somente 146 pessoas haviam sido liberadas para viajar, enquanto que na verdade, na embarcação, estiveram presentes mais de 600 pessoas.
Em menos de 48hs toda a imprensa nacional voltou-se para o então Território Federal do Amapá, acompanhando todas as informações sobre a tragédia do Cajari. O jornal norte-americano New York Times do dia 10 de janeiro publicou matéria na 1ª página sob o título "Tragédia na Amazônia: 282 mortos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário