Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 21 de novembro de 2010

01 de Setembro

1963 – Bispo de Macapá Dom Aristídes Piróvano benze e inaugura a nova Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas proximidades da Vila Amazonas. Na mesma ocasião, o Bispo entroniza a estátua desta padroeira.

1966 – Em visita ilustre ao Território Federal do Amapá, o Presidente da República, General Humberto de Alencar Castelo Branco, conhece as instalações portuárias da ICOMI em Santana e faz uma visita (não-programada) à Vila Amazonas, onde é recepcionado pelas coordenadoras da Associação de Senhoras da Vila Amazonas (Assvam), que lhe presenteiam com uma rede produzida artesanalmente pela associação.

1967 – Sob caráter experimental, entra em funcionamento o Parque Industrial da BRUMASA em Santana.

1976 – A Secretaria de Educação e Cultura do Território do Amapá baixa a portaria n. 0321/76/SEC, desta data, que determina que o Grupo Escolar Paroquial Porto de Macapá passa para uma nova administração educacional, e muda sua nomeclatura para "Escola de 1º Grau Porto de Macapá".

1979 – Sob idealização do Padre Luigi Brusadelli, é instalada em Santana, a Casa da Hospitalidade, uma instituição não-governamental que visa dar abrigo à pessoas flageladas e crianças abandonadas, como forma de assistência social, tendo somente o apoio da Diocese de Macapá. Atualmente (2009) vem sendo dirigida pela Irmã Aretuza, missionária vinda de Minas Gerais (MG)

2001 - Realizado no auditório do Fórum da Comarca de Santana, o II Encontro Técnico em Defesa da Criança e do Adolescente, por iniciativa da Promotoria da Infância e da Juventude daquela comarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário