Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 21 de julho de 2015

21 de Julho (na História de Santana)


Ensino primário desenvolvido pelas escolas da ICOMI no Amapá, foto da década de 1960.


1949 – Rio de Janeiro (Capital Federal). O Ministério da Viação e Obras Públicas, através do Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais, concede Cr$ 5,5 milhões para a construção do futuro Porto de Macapá. Em sua justificativa parlamentar, o então deputado federal pelo Amapá Dr. Coaracy Nunes, alegou a necessidade de expansão comercial que atinge o país, onde sua localização geográfica visa beneficiar tanto o Território como a Nação. A sua realização vinha sendo pleiteada há quatro anos, e agora sua imediata construção iria atender a exportação de ferro, manganês, madeira e outros produtos extraídos no território amapaense. 

1957 – Em jogo no Estádio Municipal de Macapá, o Santana Esporte Clube vence o 07 de setembro por 10 x 0, na maior goleada da década de 1950. Na arbitragem: Francisco Lima, auxiliado por Carlos Gomes e Fernando Franco. 

1968 – Em jogo pelo Campeonato Amapaense de Futebol, no Estádio “Augusto Antunes” (Vila Amazonas), o Santana Clube vence o Independente Esporte Clube por 12 x 2, gols feitos por Percival (5), Timbó (3), Batista, Lelé, Doca e Haroldo para o “canário”, enquanto que Edson e Castanhal fizeram dois gols para o “carcará”. O juiz da partida foi Raimundo Borges. 

2002 – Empossada a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Fonte Nova (AMBFN), composta por Iraci Vasconcellos Silva (presidente) e Antônio Souza Santos (vice). O evento contou com diversas autoridades, como os vereadores santanenses Antônio Nogueira e Roseli Matos, Sr. Ivanci Magno (representante do Governo Estadual em Santana), Alessandro Sabino (diretor da Escola Estadual Antônio Januário) e outros. Estiveram 81 pessoas presentes no evento. 

2007 – Inauguração do novo centro comunitário do distrito santanense do Igarapé da Fortaleza, com a presença do governador do Amapá Waldez Góes. O referido centro foi construído em 180 dias, custando cerca de R$ 250 mil, com recursos diretos do Governo Estadual, repassados através de convênio com a Associação de Moradores do Igarapé da Fortaleza. 

2010 – Brasília (DF). O presidente do TSE Ricardo Lewandowski, torna sem efeito a decisão tomada pelo presidente em exercício do TRE/AP, Desembargador Edinardo Souza, que cassou o prefeito de Santana Antonio Nogueira. Edinardo havia tornado sem efeito a liminar anteriormente concedida pelo presidente titular, Luiz Carlos Gomes, que mantinha Nogueira no cargo de prefeito do município de Santana. No despacho dado pelo presidente em exercício, o 2º colocado na eleição de 2008, Rosemiro Rocha, seria diplomado e assumiria a prefeitura, o que foi inviabilizado pela decisão do ministro, que acatou todos os argumentos da defesa e tornou sem efeito a decisão até o julgamento do recurso especial pelo TSE.
O pedido de cassação foi solicitado ao TRE/AP em 2008 pelo ex-prefeito Rosemiro Rocha, que alegou que Antonio Nogueira, então candidato à reeleição, havia cometido abuso de poder no período pré-eleitoral quando foi firmado convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para limpeza da cidade. A defesa jurídica de Nogueira, tendo a frente o advogado Riano Freire, justificou que a assinatura do convênio foi feita no período permitido e que o processo não apresentava lastro nas provas, o que caracterizava que não houve abuso de poder, portanto a assinatura do convênio não teria influenciado no resultado da eleição. As ações do convênio que foram denunciadas por Rosemiro Rocha, nunca foram executadas, até porque esses recursos não chegaram a ser liberados pelo Estado. 

2011 – A Delegacia Geral de Polícia Civil do Amapá (DGPC) e a Companhia Docas de Santana (Portobrás) firmam parceria, com o objetivo de promover maior segurança na área portuária do município de Santana. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre os representantes da DGPC, Tito Guimarães Neto, o diretor presidente das Docas, Riano Valente, comandante da Guarda Portuária, Hilário José Miranda e o coordenador do Canil da Polícia Civil, Sandro Silveira. De acordo com Riano Valente, a Cia Docas adquiriu 02 cães da raça Pastor Alemão, que serão treinados a efetuar fiscalização nas cargas que chegam no porto em contêiner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário