Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 11 de julho de 2015

11 de Julho (na História de Santana)


Barco "Diamante Negro" naufragou quando retornava para o município de Santana (AP) na manhã do dia 11/07/2011, resultando na morte de 05 pessoas e 01 desaparecido.


1957 – Em visita ao Amapá, uma caravana composta de 06 professores do Colégio Dom Pedro II (Rio de Janeiro), sob a presidência do Professor Clóvis do Rêgo Monteiro (diretor da instituição), conhecem as instalações portuárias da ICOMI, em Santana. 

1965 – Com a ausência do Padre Ângelo Biraghi (gozando férias na Itália), os padres Mário Dehó e Vicente Fumarola ficam responsáveis na cura espiritual dessa Paróquia em Santana. 

1970 – Fundado na Vila Maia, o “Clube Bandi”, uma associação esportiva e recreativa, sob a iniciativa de secundaristas do Ginásio de Santana (atual Escola Augusto Antunes), tendo seu Estatuto aprovado no mesmo dia de sua fundação. 1ª presidente é Magdalena Sabo Fontany. 

1989 – Um fato digno de um filme de terror vira manchete: um garoto de 12 anos, chamado Gerson da Silva Corrêa, é enterrado vivo após ser barbaramente torturado. O fatídico ocorre no município de Santana e os autores são desvendados semanas depois pelo Delegado Lúcio Tadeu que também descobriu os reais motivos dessa tentativa de assassinato: o ódio que um traficante de maconha sentia pelos pais do garoto. 

2000 – Realizado o I Festival do Movimento HIP-HOP de Santana, na quadra da Escola Municipal Amazonas, organizada pela Assessoria para Juventude da Prefeitura de Santana. 

2003 – O Departamento de Saneamento e Desenvolvimento (Desdu) da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) começa a estudar as viabilidades turísticas do distrito do Igarapé da Fortaleza, em Santana. 

2005 – A Usina de Asfalto da Prefeitura de Santana, com capacidade de produzir 80 toneladas do produto asfáltico por dia, retoma suas atividades operacionais. A Usina estava parada devido a falta de reparos e o sucateamento de algumas peças. 

2011 – O barco ribeirinho “Diamante Negro” naufraga nas proximidades da localidade de Pau Cavado, quando retornava para o município de Santana (AP). Pelo menos cinco (05) pessoas morrem no naufrágio e 32 pessoas sobrevivem.
Morreram no naufrágio: Maria de Belém Souza Martins (35 anos), Darlene dos Santos Dantas (11 anos), Laíz dos Santos Dantas (06 anos), Catiane Santos Barbosa (16 anos) e Yasmim Gama Da Silva (11 anos). 

2014 – Um grupo formado por mais de 40 trabalhadores que prestam serviço à empresa mineradora Zamin Ferrous, na área de fiscalização comunitária da ferrovia, bloqueiam os trilhos da estrada de ferro, na altura do bairro Jardim de Deus, em Santana, por onde o minério extraído do município de Pedra Branca é escoado.
Os manifestantes usaram pneus para bloquear a ferrovia. Foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros para apagar as labaredas dos pneus em chamas. O ato foi provocado pelo atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores. Este é o segundo ato dos prestadores de serviço em menos de 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário