Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 28 de junho de 2015

28 de Junho (na História de Santana)



Prefeitura de Santana anuncia construção de 84 casas populares, em 2011 (foto de moradia popular).



1697 – O governador do Grão-Pará, Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho, defende as forças brasileiras durante a invasão de franceses sob o Forte de Cumaú que tentavam dominar a referida fortificação. O governador do Grão-Pará reclamou da posse definitiva de uma fortificação existente nas proximidades da Ilha de Santana. 

1959 – Esteve em visita ao Território do Amapá, o Sr°. Antônio Gillet, alto funcionário da Petrobrás e ex-chefe do gabinete governamental do Amapá na Capital Federal, que veio acompanhado do Dr.° Alberto Saad, advogado que também emprega suas atividades nessa estatal de petróleo; ambos aproveitaram a estadia no Amapá para conhecerem as instalações do Porto da ICOMI em Santana. 

1964 – O Santana Esporte Clube vence o time do Juventus por 2 x 1, tornando-se campeão da 2ª Rodada Amapaense. 

1994 – Aprovada a Resolução n.° 016/94 que especializa a 3ª Vara Criminal da Comarca de Santana em Vara da Infância e Juventude. 

1995 – Após a emissão do Alvará de construção n° 381/95-PMS, a empresa Constrol Engenharia inicia as obras de construção do futuro Centro de Saúde Pediátrico “Padre Luiz Monza”, no bairro Fonte Nova. A obra é de responsabilidade técnica do Sr.° Genésio Ribeiro. 

2004 – A Secretaria Municipal de Saúde de Santana implanta no município o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), visando prestar assistência aos pacientes portadores de transtornos mentais e usuários de drogas. Esses tipos de pacientes, que antes eram atendidos em Macapá, agora podiam ser atendidos em Santana, contando com diversos profissionais, como: médicos, psicólogos, clínico geral, pediatra, assistentes sociais, e oficineiros. 

2009 – A Companhia Docas de Santana (CDSA), visando integrar com maior consistência as empresas mineradoras que operam em seu cais, convida o Engenheiro Pedro Paulo, Gerente de Operações da Ecometals Ltda, que faz uma apresentação sobre o embarque de manganês que ocorreu no período de 17 a 28 de junho corrente, onde explicou sobre o início da operação até sua conclusão, assim como os parâmetros para tal operação, levando em consideração a segurança para a equipe de recursos humanos e a preocupação em evitar danos ambientais. Toda a operação de embarque foi acompanhada pela Polícia Ambiental, técnicos do DNPM, Polícia Federal, Capitânia dos Portos e Receita Federal. 

2011 – Durante um seminário de Integração do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) em Santana, o prefeito Antônio Nogueira anuncia a construção de 84 unidades habitacionais a serem erguidas no Ramal do Matapí, Ramal do Delta do Matapí e bairro Nova União, como forma de garantir moradia para famílias de baixa renda. 

2012 – Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) fazem uma visita de inspeção à Ilha de Santana, com o objetivo de conhecerem de perto as condições físicas das escolas existentes naquela comunidade, principalmente a Escola-Bosque, que se encontra abandonada há quase uma década. A equipe visitou as escolas Osvaldina Ferreira, Levindo Alves e Nossa Senhora de Nazaré. Ao final da visita, os técnicos preparam um relatório contendo reivindicações dos moradores e sendo entregue ao governador Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário