Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 2 de junho de 2015

02 de Junho (na História de Santana)



Agentes da Polícia Civil vasculhando gavetas de gabinetes de vereadores em Santana, em 02/06/2010.


1955 – Atracado no canteiro de obras do Porto da Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI), em Santana, o navio norte-americano Mormaclark, deixa 2.754 toneladas de carga metálica procedente de Nova York (EUA), destinado à montagem do Parque Industrial da ICOMI. 

1972 – O Padre Ângelo Consonni deixa o cargo de Coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (nas proximidades da Vila Amazonas), tornando-se Coadjutor em Porto Grande. 

1973 – Em evento realizado na sede social do Independente Esporte Clube, o prefeito de Macapá, Lourival Benvenuto, é homenageado pelos associados e dirigentes do clube. A diretoria da agremiação também anunciou a construção de sua sede em alvenaria, fato que somente começaria a ser concretizado no final da década de 1970. 

1981 – O padre italiano Michele Arcângelo Vanin deixa o cargo de pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Amazonas), saindo de férias e depois sendo encaminhado como Coadjutor para o município de Mazagão. 

1987 – É concluído em Santana, o Porto de Sinalização da Barra Norte do Rio Amazonas, de propriedade do Ministério da Marinha. Este é o 1° construído no Amapá, servindo de base de operação para o navio-balisador “Tenente Castelo”. As instalações desse porto compreendem onde ainda estavam sendo construídas as bóias de sinalização. O serviço consiste no balizamento da área que abrange a foz do Rio Amazonas até a cidade de Macapá. 

1989 – O governador do Amapá Jorge Nova da Costa, é informado, através de telex procedente de Brasília (DF), que o ministro das Minas e Energia, Dr. Vicente Cavalcanti Filho, autorizou a construção de uma Usina Termelétrica em Santana (AP). 

1995 – Fundada a Associação de Pais e Mestres “Tatiane dos Santos”, na Escola Municipal Piauí, no distrito santanense de Igarapé da Fortaleza. 

1998 – Empossado o Dr. Marco Antônio Miranda da Encarnação, no cargo de Juiz de Direito Auxiliar na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, seguindo a Portaria n.° 440 desta data. 

1998 – Uma Campanha popular arrecada cerca de 4 mil livros para o acervo da futura Biblioteca Pública Municipal de Santana. Partes desses livros são doações feitas pela Indústria e Comércio de Minériosa Ltda. (ICOMI), pela Bruynzeel Madeiras S/A (Brumasa) e particulares. 

2006 – A Caixa Econômica Federal (CEF) inaugura a agência Santa Ana, no município de Santana. A nova unidade bancária conta com três (03) guichês de caixa, com penhor, outro para atendimento geral, e cinco (05) terminais de autoatendimento. 

Ossada humana encontrada em Santana
2009 – Inauguração do Centro de Educação Técnica do SENAI (Serviço Nacional da Indústria), em Santana, instalado na Vila Amazonas. O novo centro começa com seis (06) turmas, contendo laboratórios fixos de informática, cerâmica, mecânica e eletricidade. 

2010 – Agentes da Polícia Civil cumprem Mandado de Busca e Apreensão de documentos na Câmara de Vereadores de Santana. Na ação, comandada pelos delegados Sávio Alves Pinto e Jurandir Bentes, foi vistoriado todos os gabinetes dos vereadores e preso um funcionário daquela Casa de Leis que tentava impedir a ação policial. 

2013 – Mergulhadores contratados pela mineradora Anglo American encontram nas primeiras horas desse dia (02), parte de um esqueleto humano que seria de um dos três trabalhadores da empresa que continuavam desaparecidos entre os escombros do porto de mineração de Santana que desmoronou no dia 28/03/13, matando três (03) operários e deixando outros três (03) desaparecidos. O esqueleto estava em meio a ferragens a mais de 30m de profundidade. Ver 27.06.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário