Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UMA EVOLUÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA

Os primeiros sinais que indicariam a emancipação política do Distrito de Santana ocorreram ainda no início da década de 1980, quando o objetivo despertava interesse de algumas novas caras na política amapaense. Em 1982, o então vereador da capital Aroldo Góes já realizava inúmeras reuniões comunitárias com a população de Santana, buscando convencer o povo de que a transformação da região em município do então Território Federal do Amapá traria melhores condições de infra-estrutura e melhoramento social.
O resultado dessas reuniões somente levaria dois moradores popularmente conhecidos daquele distrito para a Câmara Municipal de Macapá: Rosemiro Rocha Freires e Redimilson Anselmo Nobre começaram suas vidas políticas a partir do momento que levariam as solicitações de seu povo para as autoridades municipais. Com a reeleição desses vereadores em 1986, começava a ser traçado os primeiros planos de formação socioeconômicos para emancipá-lo.
Em setembro de 1987, o assunto volta a ser discutido com a Bancada Federal do Amapá, levando ao interesse público através da Deputada Federal (constituinte) Raquel Capiberibe, que passou a pressionar as autoridades por um apoio popular. Somente a partir de dezembro daquele ano, que a Deputada apresentou o projeto de criação dos distritos de Santana, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Laranjal do Jarí em municípios do então Território Federal do Amapá.
A seguir, publicarei uma cronologia histórica com informações que descrevem o desenvolvimento social, político e econômico de Santana desde sua criação em 1987 até os atuais dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário