Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quinta-feira, 6 de maio de 2010

05 de Março

1953 – Em audiência com o ministro Dr.º Souza Lima (Viação e Obras Públicas), o governador do Território do Amapá, Capitão Janary Nunes, acompanhado do deputado federal Coaracy Nunes, solicita que seja encaminhado ao Presidente da República Getúlio Vargas, o contrato de concessão da estrada de ferro entre as minas manganíferas de Serra do Navio e o futuro Porto de embarque de minérios, a ser levantado em Santana.

1980 – O Governo do Amapá e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam convênio para a aplicação de recursos do Programa Especial de Módulos Esportivos (PEME), destinado à implantação de uma unidade de Módulo Esportivo na Vila Dr. Maia, em Santana.

1992 – Iniciado o período letivo na rede municipal de ensino em Santana com 4.915 alunos matriculados. Na solenidade de abertura das aulas, realizado na sede social do Independente Esporte Clube, os alunos recebem materiais e uniformes gratuitamente (incluindo kit completo de material escolar e 01 camisa da escola). Os materiais são doados para alunos de pré-escolar à 8ª série.

1993 – No Teatro das Bacabeiras, por ocasião da 16ª Reunião do Conselho Administrativo da Suframa, é instalado oficialmente a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), projeto de autoria do Senador José Sarney (PMDB), aprovado na Câmara e Senado Federal.

1996 – Desembarca no Aeroporto Internacional de Macapá, uma aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), trazendo equipamentos para montagem do circo-escola de Santana, projetado pela Secretaria Municipal de Cultural, Desporto e Lazer de Santana (Semcdel). À princípio, o grande local para montagem do referido circo-escola do município seria atrás do Ginásio Poliesportivo de Santana.

2000 – Eleita a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Fonte Nova (AMBFN), onde 03 chapas (amarela, vermelha e branca) concorreram ao pleito. No final, a chapa “Força Popular” (amarela), encabeçada por Ana Cristina Medeiros, vence por 372 dos 697 votos totalizados na entidade.

2008 – Por determinação da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans), é instalado um sistema de sinalização no cruzamento da Rua Ubaldo Figueira com a Avenida Princesa Isabel, como forma de melhorar o tráfego nesse trecho. O sistema conta com 02 semáforos aéreos e faixas para pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário